fbpx
Guia para Gestores de Escolas


  • Likes
  • Followers
  • Followers
  • Subscribers
  • Followers

+55 (11) 99642-0957| +55 (11) 96849-1739

  • Home
  • Quem Somos
  • Contato

Revista Direcional Escolas Revista Direcional Escolas - Guia para Gestores de Escolas

SUPERBANNER EDUCAMA
Anuncie na Direcional Escolas
  • Edição Impressa
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Conversa com o Gestor
    • Dicas
    • Fique de Olho
  • Guia de Fornecedores
    • Início
    • Acessórios e Equipamentos
    • Construção e Reforma
    • Esporte e Lazer
    • Festas e Eventos
    • Mobiliário
    • Playground e Brinquedos
    • Passeios e Estudos Pedagógicos
    • Serviços
    • Segurança
    • Tecnologia
  • Gestão Escolar
    • Marketing
    • Educação e Cidadania
    • Inovação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
  • Colunas e Opiniões
    • Colunistas
    • Entrevistas
  • Eventos
  • Vídeos
  • Receba a Revista
  • Anuncie na Revista
    • Depoimentos
    • Mídia Kit
    • Quero Anunciar
  • Informativos
Revista Direcional Escolas
SUPERBANNER BETT MOBILE

Dica – Prevenção contra incêndio, AVCB, PPRA, PCMSO, Primeiros Socorros

Em 20 abr, 2016
Dicas para Diretores de Escolas

Matéria publicada na edição 117 | Abril 2016 – ver na edição online

Escola Segura

Conteúdo Comunidade Direcional Escolas

Por Rafael Pinheiro

O ambiente escolar é, sem dúvida alguma, o espaço onde as crianças passam o maior tempo durante o dia. No Brasil, os alunos passam, no mínimo, 30% de seu tempo no ambiente escolar. E esse número tende a crescer, já que há um aumento nas ofertas de ensino em tempo integral. Estudos mostram que os acidentes mais comuns na escola são as quedas e que mãos, punhos e a cabeça são as partes lesionadas com maior frequência.

Tendo, como ponto de partida, o ideal de segurança – tanto no aspecto físico como no caráter preventivo, é de extrema importância, para a escola como um todo, promovendo um cotidiano livre de incidentes e uma saúde protegida beirando a excelência para todos os alunos, professores e funcionários.

Adequar todos os ambientes são requisitos básicos para manter uma escola segura, como: “sinalizar os ambientes utilizando placas de PVC expandido (que não propagam chamas) com pictogramas fotoluminescentes e identificação do fabricante, coladas na altura padrão; utilizar corrimão circular e contínuo nas escadas; aplicar fita antiderrapante em degraus e declives; eliminar desníveis em rampas e áreas gerais; ter caixa de primeiros socorros e pessoa treinada para utilização; possuir extintores portáteis confiáveis próximos das classes de incêndio; e treinar todos na prevenção de incêndios, de acordo com a NR-23 da Lei Federal nº 6.214 do Ministério do Trabalho”, indica Milton Ferreira Filho, consultor de segurança do trabalho.

Além dessas questões apresentadas, o engenheiro civil e de segurança Paulo Ponso destaca cinco pontos “que se somam às obrigações que as escolas precisam seguir conforme as normas estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros, previstas para os locais de concentração e permanência de público, caso em se enquadram as escolas”:

  1. Ter Brigada de Emergência atuante e treinada semestralmente por profissional habilitado. A brigada é formada por funcionários da escola e deve-se atender alguns critérios para se formar um grupo dando abrangência nos vários ambientes que as escolas tem, além de levar conhecimento, capacitação técnica e comportamental ao grupo para que possam atuar nas diversas situações de riscos que existem em um local de concentração e permanência de público. O treinamento passa por conhecimento do fogo, das formas de sua propagação e combate, primeiros socorros para diversas situações cotidianas de riscos, uso correto de extintores, hidrantes e técnicas de combate a princípios de incêndio, uso de EPI’s, entre outros pontos importantes que compõem a agenda do treinamento.
  2. Boa manutenção dos sistemas de prevenção e combate a incêndios, como sinalização, iluminação de emergência, sirenes e alarmes, extintores, hidrantes, etc… e revisão frequente das rotas de fuga e mapeamento de riscos.
  3. Realizar Simulados de abandono: esta é uma rotina que precisamos incorporar no cotidiano das escolas, pois existe um público (normalmente jovens e crianças), que, ao participar dos treinamentos ganham uma condição comportamental muito importante e que salva vidas quando uma situação real ocorre.
  4. “Falar” de segurança para os ocupantes: sempre que vamos fazer um simulado de abandono, fazemos uma comunicação prévia apresentando aos envolvidos as atividades do abandono e também aproveitamos para fazer um treinamento comportamental de forma a trazer conhecimento de como agir em caso de emergência. Este treinamento, além de levar conhecimento dos riscos e das atitudes a serem seguidas, agrega a todos um conhecimento que pode ser utilizado em qualquer lugar e a qualquer tempo. É comum num treinamento ouvirmos depoimentos de participantes que passaram por situações de risco e que se saíram bem utilizando os conhecimentos básicos assimilados nos treinamentos.
  5. Sistemas de prevenção e combate a incêndios em plenas condições de manutenção e funcionamento, com revisão mensal por empresa especializada e que apresente relatório de conformidade.

CAPACITAÇÃO TÉCNICA

Outro fator de extrema importância é a capacitação técnica adequada para garantir essa segurança, independente de número de alunos e funcionários. Tais como: Alto de vistoria do corpo de bombeiros (AVCB), Brigada de incêndio, Programa de Prevenção de Riscos de Acidentes (PPRA), e, visto a obrigatoriedade do Código Penal Brasileiro artigo 13 – § 2º e Artigo 135, é dever da instituição garantir a integridade e prestar socorro em caso de acidentes em todos que estão sob sua responsabilidade (funcionários, alunos e visitantes) com treinamento em primeiros socorros.

“Independentemente da quantidade de funcionários e alunos, é importante que haja pessoas capacitadas para o uso dos equipamentos de prevenção e combate a incêndios e, no aspecto legal, qualquer estabelecimento de ensino que tenha mais que 750m² de área construída é obrigado a ter uma brigada de incêndio constituída e recorrentemente reciclada nos treinamentos de capacitação”, ressalta Paulo.

E, segundo o engenheiro, realizar o simulado de risco é fundamental para que todos os ocupantes possam se familiarizar melhor com uma situação de risco e tenham o comportamento adequado caso a situação um dia seja real. “A simulação deve ser previamente planejada pelos membros da Brigada e depois comunicada aos participantes através de treinamentos e com uma linguagem que seja adequada ao público, como crianças, jovens, etc. Quanto à periodicidade, na verdade se trata de uma obrigação por Norma do Bombeiro de que seja semestral para todos estabelecimentos”.

O conhecimento dos alunos, reconhecimento de riscos ambientais, capacitação dos colaboradores e atitudes preventivas, diminuem, em grande maioria, os incidentes em âmbito escolar. Construir uma escola blindada quanto ao aparecimento de acidentes é uma tarefa diária, possibilitando, assim, uma tranquilidade aos pais em deixar seus filhos sob a responsabilidade da instituição.

Saiba mais:

Milton Ferreira Filho – [email protected]

Paulo Ponso – [email protected]

 

Compartilhe

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Direcional Escolas

    Somos um veículo de comunicação de mídia impressa (revista) e online (portal) que está há 19 anos no mercado da Educação. A Revista DIRECIONAL ESCOLAS é uma referência no setor educacional por promover uma reflexão crítica sobre práticas e políticas educacionais, através de uma linguagem jornalística com conteúdo e informação.

    veja todos os posts do autor
    Relacionados

    Armários de recarga: Gestão de equipamentos no ambiente escolar

    18 mar, 2026 0

    Intercâmbio: Experiência internacional e formação integral

    9 mar, 2026 0

    Sustentabilidade na escola: Como incentivar a educação ambiental e inserir práticas…

    4 mar, 2026 0

    Festividades escolares: Memória afetiva, estratégia institucional e rentabilidade

    16 fev, 2026 0

    Postagens recentes

    Ed. 216 – Mar/26

    • Marketing Educacional
    • Educação e Cidadania
    • Gestão Escolar
    • Inovação na Educação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade para Escolas
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
    BANNER ASPECTO 300X300
    Posts Recentes
    • Armários de recarga: Gestão de equipamentos no ambiente escolar 18 de março de 2026
    • Quando a escola está pronta… e você, como está? 16 de março de 2026
    • Gestor, você sabe realmente o que significa PREVENÇÃO? PREVER + AÇÃO 13 de março de 2026
    • O que vi na BETT UK e o que faz sentido aplicar nas escolas brasileiras 11 de março de 2026
    Receba nossas matérias em seu e-mail
    * indica obrigatório

    BANNER NUTRICO 300X300
    Siga a Revista Direcional Escolas nas Redes Sociais

    BANNER CAPITAL MACHINE 300X300
    Revista Direcional Escolas
    • Edições Impressas
    • Conversa com o Gestor
    • Dicas
    • Fique de Olho
    • Receber na Escola
    • Assessoria de Imprensa
    Colunas e Opiniões
    • Recentes
    • Entrevistas
    • Nossos Colunistas
    Nossos assuntos
    • Marketing Educacional
    • Educação e Cidadania
    • Gestão Escolar
    • Inovação na Educação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade para Escolas
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
    Newsletter

    Preencha seus dados abaixo e receba nossa novidades em seu e-mail. Seus dados estão seguros com a Direcional.

    Revista Direcional Escolas

    Avenida Santo Antonio, 208 sl. 4
    Vila Osasco / Osasco-SP
    CEP. 06086-065

    +55 (11) 99642-0957
    +55 (11) 96849-1739

    E-mail: [email protected]

    © 2026 - Revista Direcional Escolas. Todos os direitos reservados.
    • Edição Impressa
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Conversa com o Gestor
      • Dicas
      • Fique de Olho
    • Guia de Fornecedores
      • Início
      • Acessórios e Equipamentos
      • Construção e Reforma
      • Esporte e Lazer
      • Festas e Eventos
      • Mobiliário
      • Playground e Brinquedos
      • Passeios e Estudos Pedagógicos
      • Serviços
      • Segurança
      • Tecnologia
    • Gestão Escolar
      • Marketing
      • Educação e Cidadania
      • Inovação
      • Empoderamento Feminino
      • Assessoria Educacional
      • Jurídico
      • Contabilidade
      • Administrativo
      • Pedagógico
      • Avaliação de Professores
    • Colunas e Opiniões
      • Colunistas
      • Entrevistas
    • Eventos
    • Vídeos
    • Receba a Revista
    • Anuncie na Revista
      • Depoimentos
      • Mídia Kit
      • Quero Anunciar
    • Informativos