Dica – Auditório E Videoconferência

Matéria publicada na edição 11 | dezembro 2005 – ver na edição online

Comunicação e conforto em espaços adequados

Espaços que comportem um grande número de pessoas, dotados de equipamentos para a utilização de diversas mídias, são essenciais para escolas e universidades. No caso das Faculdades Integradas Rio Branco, as instalações da instituição incluem um auditório com capacidade para 150 pessoas, equipado com telão retrátil, datashow de alta resolução, som profissional, poltronas que se transformam em carteiras, ar condicionado, iluminação adequada e Internet banda larga. “Precisamos contar com essa ambientação, já que o MEC exige que os currículos do ensino superior cumpram atividades complementares, como pesquisas e palestras”, aponta Edman Altheman, diretor acadêmico das Faculdades Integradas Rio Branco.
Edman comenta que, recentemente, a faculdade recebeu o ex-ministro da Educação Paulo Renato Sousa. Através de câmeras, as imagens do auditório foram transmitidas para outras salas. “Foi como uma transmissão de TV. Afinal, era uma palestra que toda a faculdade desejava assistir”, diz. O diretor completa que, com a Internet, através de ambientes virtuais é possível promover à distância a abertura de um curso ou uma palestra, assim como a comunicação entre universidades. “Hoje, a web supre as necessidades de uma videoconferência”, diz. Também o Colégio Rio Branco (da mesma mantenedora da faculdade) dispõe de auditórios em suas duas unidades de São Paulo (na Granja Viana e no bairro de Higienópolis), com 400 lugares cada.
Já o Colégio São Luís dispõe de quatro áreas para auditório. Uma delas é um teatro com 170 lugares, com palco, poltronas, coxia, projetor multimídia. “É um lugar pensado e elaborado para a realização das aulas e apresentações de teatro do colégio”, aponta Jairo Cardoso, diretor administrativo do colégio. Outros três espaços são utilizados para formaturas, missas, feiras culturais e também locados para terceiros. Um deles, o Salão Santo Inácio, comporta até duas mil pessoas sentadas, tem 250 pontos de Internet e 250 de interfonia, além de som ambiente e palco. Outro espaço, o Salão Anchieta, conta com TV, DVD, projetor multimídia, telão e som. “Temos alguns equipamentos e alugamos outros conforme a necessidade, já que não compensa investir em equipamentos que a todo momento são atualizados”, acredita Renato Franciozi, diretor de patrimônio do São Luís.