Dica – Fantasias

Matéria publicada na edição 13 | fevereiro 2006 – ver na edição online

Rumo ao mundo do faz-de-conta

Fadas, bruxas, duendes, príncipes, princesas, super-heróis, palhaços, bichos, flores. Para que a criança se transforme em um desses personagens, basta uma arara cheia de fantasias. O uso de fantasias nas aulas de Educação Infantil contribui para a fase de descobertas em que vivem as crianças dessa faixa etária. Para a psicóloga educacional Carmen Silvia Penha Galluzzi, da Organização Educacional Margarida Maria (OEMAR), em São Paulo, através do uso da fantasia a criança entra no mundo do faz-de-conta. “Representar um personagem faz parte do desenvolvimento infantil. Quando um menino coloca a capa do Super-Homem, ele é o Super-Homem naquele momento, e nem por isso desenvolverá agressividade. É uma forma saudável de representar”, avalia.

No Centro de Cuidados e Desenvolvimento Infantil Materna, em São Bernardo do Campo, escola que atende crianças de zero a seis anos, há uma sala só para fantasias. Na chamada sala Multi, as crianças experimentam viver seu personagem favorito. “Usamos a sala como um momento de reprodução de alguma história. É a hora dos alunos organizarem seu pensamento e a seqüência de começo, meio e fim. Eles trazem a teoria para a vivência, e até a professora se fantasia. Eles ficam encantados”, conta Maria Luisa Ribeiro, coordenadora pedagógica da Materna.

Mas, para garantir um perfeito aproveitamento desse material nas aulas, é preciso alguns cuidados com as fantasias, como lavagens periódicas e verificar o estado das costuras. Claudia Fontes Oliveira, fabricante de fantasias infantis, orienta ainda que a escola evite adquirir fantasias de tecidos pesados e quentes. “Só trabalhamos com pluminha, um tecido mais fresco e leve, que inclusive não exige lavagem a seco. Basta uma lavagem simples, porém cuidadosa”, indica. Cetim só é utilizado por Claudia na fantasia de palhaço. Pétalas de flores e cabeças de personagens são encorpadas com o uso de espuma, revestida de pluminha. Entre as opções de fantasias confeccionadas por Claudia estão animais, aves exóticas, frutas, flores, árvores, príncipe, princesa, bruxa, e ela atende também pedidos especiais para festas de final de ano. Todo o material utilizado na confecção é antialérgico e as peças são certificadas pelo Inmetro, para garantir a segurança dos pequenos.