Dica – Transporte Escolar e Excursões

Matéria publicada na edição 16 | maio 2006 – ver na edição online

Segurança e comodidade

Ao escolher a escola de seus filhos, muitos pais analisam um fator externo às salas de aula: o transporte escolar. Os pais buscam um serviço que ofereça segurança às crianças e comodidade para a família, já que pais e mães que trabalham fora nem sempre dispõem de tempo ou mesmo de condução própria para realizar o transporte até a escola.

No Colégio Albert Einstein, localizado no bairro Cidade Dutra, em São Paulo, o transporte escolar está incluído no valor da mensalidade. A escola conta com uma frota própria de dez ônibus escolares e cinco microônibus. Eles possuem vidros equipados com trava-vidros e, além do motorista, uma inspetora com radiocomunicador acompanha as crianças em todo o trajeto, facilitando a comunicação com a escola. Para Ana Paula Pinto da Costa, supervisora geral do colégio, a segurança não pode ser deixada de lado nem durante o transporte escolar. “Até o momento de ser deixado em casa o aluno é responsabilidade da escola”, sustenta Ana Paula.

Já no Colégio Interlagos o transporte escolar é realizado por uma empresa terceirizada, sendo oferecido como um serviço opcional. É acrescida na mensalidade uma pequena taxa para os alunos que o utilizam. São sete veículos, entre ônibus e vans, equipados com tacógrafos e cintos de segurança, com uso obrigatório em todos os assentos. A manutenção dos veículos fica a cargo da terceirizada, porém é vistoriada diariamente pela escola. Um funcionário da escola acompanha o motorista, para auxiliar na subida e descida das crianças. Segundo Terezinha Ono, responsável pelo setor de transportes do Interlagos, toda a frota é regularizada, sendo certificado o uso para fins de transporte escolar por órgãos como o Inmetro, DTP (Departamento de Transporte Público) e Detran, que avaliam cada unidade antes da emissão da autorização.

Os motoristas são contratados pela empresa terceirizada, e avaliados e supervisionados pelo setor de transportes do colégio, que realiza entrevistas com o objetivo de analisar o perfil do candidato à vaga. É essencial que o motorista seja credenciado pelo Detran, tenha habilitação categoria D registrada na SPTRANS, além de possuir curso de primeiros socorros e certificado de treinamento para direção de transporte escolar. “Soma-se a isso qualidades como zelo e atenção no trânsito, asseio e principalmente ser cativante e cuidadoso com as crianças”, afirma Terezinha. Para excursões e passeios, Terezinha contrata o serviço de empresas de transporte, sempre privilegiando as que oferecem ônibus de qualidade e motoristas preparados.