Guia para Gestores de Escolas

Diferentes Sistemas de Ensino são apresentados durante a Bett Educar 2018

Durante a 25ª edição da Bett Brasil Educar, além de palestras e congressos que ocorreram durante os quatro dias de evento (08 a 11 de maio), diversos expositores apresentaram lançamentos e soluções educacionais para os diversos segmentos da escola – do plano pedagógica à gestão escolar. Destacamos, abaixo, alguns expositores que demonstraram facilidades e inovações em sistemas de ensino. Confira:

SAS Plataforma de Educação

Fundado em 2004, o SAS é uma plataforma de educação que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços de excelência para mais de 700 escolas e 230 mil alunos em todo o Brasil, oferecendo soluções educacionais da Educação Infantil ao Pré-Universitário, como livros didáticos, conteúdo digital e consultoria pedagógica. Durante o Congresso Bett Educar 2018, os diretores da plataforma, Ademar Celedônio e Artur Filho, ministraram respectivamente, as palestras “Itinerários formativos: e agora? Práticas no dia a dia e resultadas no futuro” e “BNCC: a hora da inovação no Ensino Médio”. No estande do SAS, profissionais de educação discutiram diversos aspectos relacionados à Base Curricular, como os desafios de implementação nas escolas, as mudanças comportamentais dos professores e alunos, além da oportunidade de adotar recursos tecnológicos de forma mais eficiente.

Sistema Mackenzie de Ensino

Os Sistemas de Ensino Mackenzie (SME/ME) foram criados para produzir materiais didáticos alinhados aos princípios e valores que norteiam os Colégios e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, e atendem alunos em todo o território brasileiro promovendo educação de excelência que associa saberes práticos, teóricos, éticos e morais.

Nesta edição, profissionais do Mackenzie apresentaram as duas linhas de materiais didáticos e recursos tecnológicos produzidos pela instituição: o Sistema Mackenzie de Ensino (SME) – destinado às escolas confessionais cristãs, e o Mackenzie Educacional (ME) – destinado às escolas não confessionais. Ao todo, os sistemas de ensino do Mackenzie já atendem cerca de 350 escolas, com mais do que 57 mil alunos, ambos com propostas educacionais de natureza ético valorativa, tendo em vista a formação de alunos cidadãos, solidários e responsáveis.

Sistema de Ensino pH

Em sua estreia no Congresso e Feira Bett Brasil Educar, o pH apresentou o material com as recentes alterações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos Anos Inicias do Ensino Fundamental. Na ocasião, os participantes visualizaram em mãos uma amostra do livro do Sistema, além de tirar suas dúvidas sobre cada ponto do material e como ele deve orientar a educação nos próximos anos.

Para Cláudio Falcão, diretor do Sistema de Ensino pH, os investimentos na atualização do material, acompanhando cada nova versão da BNCC, sempre se mostrou necessário. “Entendemos que a BNCC contempla muito do que os estudantes necessitam hoje”, diz. “Independentemente de quando será obrigatória a aplicação total, nós do pH queríamos que as nossas escolas passem a utilizar com maior antecedência possível, já em 2019”, completa.

Bernoulli Sistema de Ensino

Fundado no ano 2000, o Grupo Bernoulli Educação é formado pelo Bernoulli Sistema de Ensino, com cerca de 400 escolas parceiras em todo o país, e pelo colégio e pré-vestibular Bernoulli, com unidades próprias em Belo Horizonte e Salvador. Participando pela segunda vez no evento Bett Brasil Educar, no estande do grupo, profissionais apresentaram diversos temas, como implicações da BNCC, campos de experiência, neuropedagogia e educação socioemocional.

J. PIAGET – Sistema de Ensino Multimídia

Empresa que desenvolve e comercializa materiais didáticos, conteúdos digitais e serviços educacionais para todo o Brasil, J. Piaget foi fundado em 2000, em plena era digital, a partir do desejo de produzir manuais educacionais que fossem congruentes com a nova realidade tecnológica de crianças e jovens. Atualmente, J. Piaget está presente em mais de 200 escolas, em 21 estados brasileiros, aliando conteúdo e tecnologia para uma educação de qualidade.

Eleva Educação

A Plataforma de Ensino Eleva Educação é usada em todas as escolas da Eleva – Escola Eleva, Colégio Pensi, Elite Rede de Ensino, Coleguium, Alfa Rede de Ensino – e escolas parceiras espalhadas pelo país. Ao todo, cerca de 120 mil alunos utilizam o material didático da Eleva, que contempla todas as disciplinas e está dividido em Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Dentro de cada um deles, a organização dos conteúdos padroniza a divisão dos assuntos nas aulas, além de tornar mais fácil a execução e o acompanhamento do plano de curso atual. Há também o Livro do Enem, comercializado separadamente, com os dez assuntos mais abordados dentro de cada disciplina no Exame. Cada início de capítulo desse material traz textos que motivam o aluno a estudar, e explicam a relevância da matéria, por meio de exemplos que buscam referência na rotina do estudante. O objetivo é ilustrar a importância de cada assunto retratado pelo material, e como ele pode ser útil no dia a dia.
A Plataforma Eleva possui inúmeras ferramentas que atuam como agentes facilitadoras no processo de aprendizagem, tais como videoaulas, plataforma adaptativa, monitoria online e simulados formativos. Estas ferramentas estreitam as diferenças cognitivas e promovem aprendizado significativo através do uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e algoritmos que identificam o conhecimento do aluno em cada assunto e o direciona na escolha das melhores ferramentas para alcançar o aprendizado. A plataforma adaptativa, além de propiciar ao aluno um ensino individualizado, é um recurso para que os professores os conheçam e, com isso, melhorem a dinâmica em sala de aula.

Quer saber mais sobre o evento? Acompanhe nossas redes sociais! Facebook: https://www.facebook.com/DirecionalEscolas/ e Instagram: https://instagram.com/direcionalescolas

BETT EDUCAR 2018
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo-SP
Horários: Terça-feira (8 de maio): 8h30 às 19
Quarta (9 de maio), quinta (10 de maio) e sexta-feira (11 de maio): 9h às 19h
Inscrições: https://www.bettbrasileducar.com.br/

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
Fale conosco!