fbpx
Guia para Gestores de Escolas


  • Likes
  • Followers
  • Followers
  • Subscribers
  • Followers

+55 (11) 99642-0957| +55 (11) 96849-1739

  • Home
  • Quem Somos
  • Contato

Revista Direcional Escolas Revista Direcional Escolas - Guia para Gestores de Escolas

superbanner festou
Anuncie na Direcional Escolas
  • Edição Impressa
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Conversa com o Gestor
    • Dicas
    • Fique de Olho
  • Guia de Fornecedores
    • Início
    • Acessórios e Equipamentos
    • Construção e Reforma
    • Esporte e Lazer
    • Festas e Eventos
    • Mobiliário
    • Playground e Brinquedos
    • Passeios e Estudos Pedagógicos
    • Serviços
    • Segurança
    • Tecnologia
  • Gestão Escolar
    • Marketing
    • Educação e Cidadania
    • Inovação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
  • Colunas e Opiniões
    • Colunistas
    • Entrevistas
  • Eventos
  • Vídeos
  • Receba a Revista
  • Anuncie na Revista
    • Depoimentos
    • Mídia Kit
    • Quero Anunciar
  • Informativos
Revista Direcional Escolas
superbanner festou mobile

Discutir o tema na Semana de Planejamento: Proibir ou regulamentar o uso de telas nas escolas — o que realmente funciona?

Por Christian Coelho

Em 21 jan, 2026
Colunas e Opiniões

A conscientização e regulamentação do uso de telas tornaram-se essenciais diante do impacto crescente das tecnologias digitais na vida de crianças, adolescentes e adultos. Por isso, é fundamental que escolas, famílias e instituições desenvolvam ações educativas e políticas claras sobre o tempo e a forma de uso das telas, equilibrando acesso e limites.

Ao contrário da proibição, que não estimula autonomia, a regulamentação define parâmetros para o uso consciente da tecnologia e favorece um aprendizado mais responsável e duradouro.

Conteúdo Comunidade Direcional Escolas

Uma pesquisa da Explora (Grupo Rabbit), com 180 escolas particulares, revelou que 71% dos educadores apoiam a proibição do uso de celulares em sala. No entanto, a maioria das escolas apenas comunicou os pais, sem ações pedagógicas complementares. Apenas 33% ofereceram atividades nos intervalos, como jogos e esportes.

Esse cenário evidencia que, sem um plano bem estruturado, a proibição isolada não evolui para uma regulamentação eficaz. É preciso um período de adaptação com estratégias claras para que, no futuro, o celular possa ser integrado ao processo de aprendizagem com intencionalidade.

 

 

Durante a Revolução Industrial, o surgimento dos automóveis representou uma ameaça à indústria de charretes. Para tentar conter esse impacto, foi criada a Lei da Bandeira Vermelha, que limitava a velocidade dos carros a 3,2 km/h e exigia que uma pessoa caminhasse à frente do veículo com uma bandeira vermelha, alertando os pedestres.

Apesar das tentativas de frear o avanço, a inovação prevaleceu — como a história nos mostra.

 

 

A proibição do uso de celulares nas escolas esbarra em desafios estruturais da transformação digital, como a falta de equipamentos e poucos computadores disponíveis. Diante disso, é preciso repensar a restrição total e permitir que o uso pedagógico dos celulares ocorra em momentos e faixas etárias adequados, como forma de apoio ao aprendizado.

 

Sugestão de atividade – Projeto conscientização – Peça para os alunos se dividirem em grupos, criarem uma proposta e estudarem a importância da educação digital. Siga as etapas.

 

 

Sala de aula

 

Lançamento do Projeto •  Apresente e explique o objetivo do projeto: uso consciente e regulamentado de telas e material tecnológico. Como desenvolver ética digital e incentivar estudo com autonomia?

•        Divida os alunos em grupos.

•        Cada grupo escolherá um subtema para trabalhar.

Lição de casa Trabalho em grupo •         Deixe livre a escolha de ferramentas (inclusive IA) para preparação.

•         Criar uma apresentação sobre o subtema escolhido.

•         Preparar-se para apresentar na próxima aula.

•         Indicar, com transparência, se usou IA na elaboração.

Subtemas Sugestões: Onde e quando a IA deve ser usada — e quando não. Limites entre liberdade e necessidade de regulação do uso de telas. Maturidade cognitiva e emocional para uso de tecnologias. Insegurança cibernética e bullying digital.
Sala de aula Apresentação •      Haverá revezamento de apresentações.

•      A ordem dos grupos será definida no momento da aula.

•      Após todas as apresentações, os grupos devem elaborar um documento coletivo de regulamentação.

Lição de casa Envolvimento da Família •  Marque um webinar ou gravação de vídeo para apresentar o projeto às famílias.

•  Um aluno de cada grupo será o representante para apresentar o documento final aos pais/responsáveis.

 

A proibição limita o desenvolvimento da metacognição

 

A metacognição é a capacidade de o aluno pensar sobre o próprio pensamento, regulando como aprende, decide, foca, controla impulsos e administra distrações.

Quando a escola simplesmente proíbe o uso de celulares ou telas, o estudante deixa de exercitar habilidades fundamentais, como autocontrole para decidir quando usar ou não o aparelho, autorregulação para gerenciar distrações, planejamento cognitivo ao escolher a melhor ferramenta para cada tarefa, monitoramento para perceber quando perdeu o foco e se reorganizar, além da tomada de decisão consciente sobre o uso da tecnologia.

Em outras palavras, a proibição impede que o aluno treine o uso inteligente e responsável dos recursos digitais — uma competência indispensável para a vida real.

Já a regulamentação favorece a metacognição: ao invés de proibir, uma política orientada de uso permite que o aluno desenvolva consciência sobre o propósito do uso do celular, autonomia para lidar com notificações, planejamento ao selecionar ferramentas digitais adequadas e reflexão sobre como a tecnologia influencia sua concentração e aprendizagem.

Essa prática contínua fortalece a metacognição — o essencial “aprender a aprender”.

 

Proibir protege… mas não forma – A proibição cria alunos obedientes no ambiente escolar, mas despreparados para a vida digital fora dela.

A metacognição exige um contexto real — e o celular faz parte desse ambiente. Um dos princípios fundamentais da metacognição é que o aluno precisa praticar estratégias de autorregulação justamente no cenário em que elas serão necessárias.

Como o celular está presente no estudo em casa, nas tarefas, na vida social, na aprendizagem on-line e até no futuro profissional, proibi-lo na escola afasta o estudante do contexto real no qual ele precisa aprender a pensar criticamente sobre o próprio uso.

Além disso, a proibição desestimula a reflexão e o senso crítico, pois a simples regra do “não pode” impede o desenvolvimento de julgamento crítico, argumentação, responsabilidade e maturidade digital. Sem espaço para refletir, não há metacognição.

Compartilhe

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Christian Rocha Coelho

    É especialista em andragogia e diretor de planejamento da maior empresa de gestão, pesquisa e comunicação pedagógica do Brasil, a Rabbit Partnership.

    veja todos os posts do autor
    Relacionados

    Intercâmbio: Experiência internacional e formação integral

    9 mar, 2026 0

    Do “não quero” ao “não consigo”: o que a escola precisa saber sobre seletividade…

    6 mar, 2026 0

    Sustentabilidade na escola: Como incentivar a educação ambiental e inserir práticas…

    4 mar, 2026 0

    A expectativa das famílias em relação ao papel da escola: mais um desafio para a…

    20 fev, 2026 0

    Postagens recentes

    Ed. 216 – Mar/26

    • Marketing Educacional
    • Educação e Cidadania
    • Gestão Escolar
    • Inovação na Educação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade para Escolas
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
    BANNER ASPECTO 300X300
    Posts Recentes
    • Intercâmbio: Experiência internacional e formação integral 9 de março de 2026
    • Do “não quero” ao “não consigo”: o que a escola precisa saber sobre seletividade alimentar? 6 de março de 2026
    • Entenda o mercado educacional da sua região com o Radar das Escolas 4 de março de 2026
    • Sustentabilidade na escola: Como incentivar a educação ambiental e inserir práticas ecológicas no cotidiano dos colégios? 4 de março de 2026
    Receba nossas matérias em seu e-mail
    * indica obrigatório

    BANNER NUTRICO 300X300
    Siga a Revista Direcional Escolas nas Redes Sociais

    BANNER CAPITAL MACHINE 300X300
    Revista Direcional Escolas
    • Edições Impressas
    • Conversa com o Gestor
    • Dicas
    • Fique de Olho
    • Receber na Escola
    • Assessoria de Imprensa
    Colunas e Opiniões
    • Recentes
    • Entrevistas
    • Nossos Colunistas
    Nossos assuntos
    • Marketing Educacional
    • Educação e Cidadania
    • Gestão Escolar
    • Inovação na Educação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade para Escolas
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
    Newsletter

    Preencha seus dados abaixo e receba nossa novidades em seu e-mail. Seus dados estão seguros com a Direcional.

    Revista Direcional Escolas

    Avenida Santo Antonio, 208 sl. 4
    Vila Osasco / Osasco-SP
    CEP. 06086-065

    +55 (11) 99642-0957
    +55 (11) 96849-1739

    E-mail: [email protected]

    © 2026 - Revista Direcional Escolas. Todos os direitos reservados.
    • Edição Impressa
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Conversa com o Gestor
      • Dicas
      • Fique de Olho
    • Guia de Fornecedores
      • Início
      • Acessórios e Equipamentos
      • Construção e Reforma
      • Esporte e Lazer
      • Festas e Eventos
      • Mobiliário
      • Playground e Brinquedos
      • Passeios e Estudos Pedagógicos
      • Serviços
      • Segurança
      • Tecnologia
    • Gestão Escolar
      • Marketing
      • Educação e Cidadania
      • Inovação
      • Empoderamento Feminino
      • Assessoria Educacional
      • Jurídico
      • Contabilidade
      • Administrativo
      • Pedagógico
      • Avaliação de Professores
    • Colunas e Opiniões
      • Colunistas
      • Entrevistas
    • Eventos
    • Vídeos
    • Receba a Revista
    • Anuncie na Revista
      • Depoimentos
      • Mídia Kit
      • Quero Anunciar
    • Informativos