Educação: A busca da qualidade

O Brasil apresentou avanços nos resultados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes),  teste da OCDE que mede habilidades em leitura, matemática e ciências de alunos de 15 anos. Além disso, o país conseguiu ampliar significativamente essa populaçãoque tem acesso à escola,embora os resultados da avaliação de 2012 revelem que o Brasil, quando comparado a outros países da América Latina e do Caribe, ainda está abaixo do Chile, Uruguai, México e Costa Rica.

Pesquisas educacionais oferecem uma orientação sobre o que fazer para acelerar a melhoria do aprendizado dos jovens e, a reposta é simples: melhorar a qualidade dos professores.

O que devemos fazer para elevar a qualidade do professor? O Brasil juntamente com outros países em estágios de desenvolvimento da educação revelam evidências recentes das estratégias que funcionam. Mas, nenhum país até agora alcançou melhorias substanciais e sustentáveis na qualidade do professorado, sem colocar em prática, segundo a educadora/presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais/INEP -Maria Helena Guimarães de Castro, as três ações que citaremos a seguir:

1. Melhorar o nível dos novos professores.No curto prazo, um exame de competência nacional bem planejado poderá garantir que somente os melhores candidatos sejam chamados para o ensino. No longo prazo, ele mostra para as universidades o que os formados em sua faculdade de educação precisam saber e ser capazes de fazer, além de estimular as estratégias necessárias para elevar a qualidade e a relevância dos cursos.
  2. Investir dinheiro em treinamentos que funcionem. No Brasil, bem como em muitos países, as Secretarias de Educação gastam com seminários e cursos, mas não conseguem elevar a eficácia dos professores na sala de aula.

O Ministério da Educação poderá estimular o progresso avaliando rigorosamente novos programas e apoiando a divulgação mais rápida dos que alcançam bons resultados, como fez com o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/2013).

1. Recompensar os bons professores. Se não houver diferença na forma como eles são apoiados ou recompensados, os professores talentosos ficam frustrados e os ineficientes causam danos ao aprendizado dos alunos.

O elemento crítico é um sistema bem planejado,com ênfase na gestão da Escola, da aprendizagem, e da avaliação do desempenho do professor.

Pesquisas revelam que um bom sistema de educação precisa ter metas de aprendizagem, padrões ambiciosos e condições de trabalho para professores e alunos e, ainda:

1. apoiar-se em padrões claros sobre o que é ensino excelente e bom, adequado e inadequado;
  2. currículo e alfabetização;
  3. incluir a observação direta da prática dos professores na sala de aula por um avaliador externo;
  4. incluir outras medidas de qualidade do professor, como feedback dos alunos;
  5. testes periódicos de domínio de conteúdo pelo professor;
  6. lembrar que um professor deve ser avaliado também pelo valor que ele agrega ao conhecimento de seus alunos;
  7. conceder recompensas (promoção e aumento salarial) por excelência, bem como treinamento e respaldo a professores que queiram melhorar.

As estratégias mencionadas são respaldadas por crescentes evidências de que podem elevar a qualidade do professor e o aprendizado do aluno.

Wilson Risolia, ex-secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro (2011 -2014) explica que “não existe mágica. Reformar a educação requer várias ações diferentes, implementadas de maneira coerente. É preciso planejar recursos com atenção, timings e fazer escolhas de políticas baseadas em dados e evidências”.

Essa tarefa só será resolvida com políticas de Estado, para evitar descontinuidades provocadas por mudanças de governo, e o real compromisso da nação com açõesde longo prazo, definidas a partir das evidências apontadas por vários estudos, pesquisas nacionais einternacionais.

Não existe mágica, mas existem sistemas educacionais de alto desempenho que usam algo concreto: a ciência!

Maria Zélia Dias Miceli, gestora dos colégios Santa Amália.