Educadora é eleita “Professora do Ano” com projeto de valorização da diversidade étnico-racial brasileira

Escolha foi feita por comissão especializada do portal de conteúdos escolares Toda Matéria, que avaliou mais de 800 professores indicados por alunos e ex-alunos, em todo o Brasil

O portal de conteúdos escolares Toda Matéria, anunciou os vencedores da 3a edição do Prêmio Professor do Ano, concurso nacional que elege o melhor educador do país. A escolha foi feita por comissão julgadora especializada, que avaliou os projetos de 831 professores indicados por seus alunos e ex-alunos, além de pais e profissionais da área de Educação. A data escolhida para o anúncio do resultado foi 15 de outubro, Dia do Professor.

O título de Professora do Ano foi concedido à professora Cleide da Silva Magesk, de 46 anos, que leciona no CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) Filinto Müller Brasil-China, da cidade de Duque de Caxias (RJ). Ela é a idealizadora do projeto “Trançando Histórias”, que trabalha a valorização da diversidade étnico-racial brasileira, por meio da história dos cabelos entrançados. Com atividades voltadas à educação antirracista, a professora envolveu os alunos do Ensino Médio integral no debate sobre o resgate das origens e ancestralidade da cultura afro-brasileira. Na avaliação do júri, o projeto promove a “integração, equidade, responsabilidade social e não-discriminação, além de perpetuar o encontro de histórias que se entrelaçam”.

Para a professora escolhida, que é formada em Letras Português e Literatura pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o título reflete o resultado de um trabalho coletivo. “Digo aos meus alunos que nenhum trabalho é pequeno diante da nossa vontade de fazer o grande. Sou apaixonada por eles. Busco integrar a arte em tudo o que posso e procuro sempre apontar o caminho e preparar meus alunos para a sociedade, revelando a eles que todos podem ser e fazer o que quiserem e que devem se reconhecer como partícipes do fazer pedagógico”, afirma.

Com mais de 18 anos de magistério, a professora recebeu o Prêmio Professor do Ano Toda Matéria como uma demonstração de reconhecimento dos próprios alunos. “Sempre sonhei em ser professora. Mas, infelizmente, por conta da desvalorização da nossa classe, baixos salários e casos de violência que sabemos que existem nas escolas, não há como romantizar a nossa profissão. Merecemos muito mais reconhecimento. Quando recebi a ligação anunciando a vitória no Toda Matéria, foi uma felicidade tremenda. É algo que mostra que estou no caminho certo. Enquanto minha sala de aula for meu mundo, vou tentar mudar esse mundo”, conclui.

A Professora do Ano recebeu Certificado do Prêmio Toda Matéria, computador portátil da marca ACER, smartphone, vale viagem no valor de R$ 5 mil, trilha formativa de 20hrs – “Caminho das Pedras”, oferecida pela Escolas Criativas, além de presentes dos patrocinadores do concurso. Os educadores contemplados com Menção Honrosa também receberam a trilha formativa, vale-presente de R$500,00, e brindes dos patrocinadores.

Somadas as três edições do Prêmio, já foram indicados e avaliados 3.785 professores e seus projetos. Neste ano, além da Professora do Ano, o portal Toda Matéria também premiou outros cinco professores, que receberam uma “Menção Honrosa” pela qualidade dos trabalhos educacionais apresentados.

Os professores contemplados são Wendel Vasconcelos Sampaio, da Escola EEEFM Lions “Sebastião de Paiva Vidaurre”, de Cachoeiro de Itapemirim (ES); Manoel Messias da Silva, da Escola ECIT João Pereira Gomes Filho, de João Pessoa (PB); Janiglécia Tavares Lopes, da Escola E.M.E.I.E.F. José Romão de Jesus, em Serra Branca (PB); Jéssica Katiuscia de Lima Akamine, da Escola Emef/Eja Padre Leão Vallerie, de Campinas (SP), e Ludmilla Rayanne Santos de Sousa, do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, de Pirenópolis (GO).

O Prêmio Toda Matéria Professor do Ano 2024 é patrocinado pela FTD Educação e tem o apoio de Direcional Escolas, Cultura Genial, Acer e portais texxto.ai, Pensador e  Sinônimos.