Educadora lança livro de memórias em Brasília

A professora Eda Machado, fundadora do Centro Universitário IESB, lançará o seu livro “O Quanto eu Caminhei: Vida e Educação” nesta quinta-feira, 10 de agosto, das 18h às 21h30, na Livraria da Travessa, do Shopping CasaPark – Brasília. No encontro, haverá sessão de autógrafos com a autora.

Na obra, a autora conta a sua trajetória para a concretização de uma educação inovadora para o Brasil, além da construção do Centro Universitário IESB, instituição de ensino reconhecida em todo o mundo. Com início na infância, sua narrativa destaca o valor da família e sua dedicação para alcançar seus objetivos e realizar sonhos.

Nascida em Bueno Brandão, Minas Gerais, Eda se mudou para a capital federal em 1966, com a proposta de ser assistente da direção do Centro Integrado de Ensino Médio (CIEM), da Universidade de Brasília (UnB). Fez mestrado e doutorado na Universidade Penn State (Estados Unidos), onde foi reconhecida, em 2004, com o prêmio Distinguished Alumni Award, a mais alta homenagem concedida pela universidade a um ex-aluno de destaque. A professora Eda fez ainda pós-doutorado no Instituto Max-Planck de Berlim, com bolsa de estudos da Fundação Alexander von-Humboldt. Passou pela FGV, Unicamp, voltou para a UnB, após anistiada, e trabalhou 18 anos no Ministério da Educação (MEC), sendo 16 anos na CAPES e dois na SESU, e mais dois no CNPq, na área internacional, coordenando projetos de inovação nas universidades do país. Em 1998 criou o IESB, Centro Universitário nota máxima no MEC, que oferece mais de 100 oportunidades de cursos de graduação, pós-graduação e mestrado, em seus três campi no Distrito Federal.

Tudo isso está registrado em seu livro de memórias, que nos mostra a importância de uma formação inovadora, voltada para valores humanos de solidariedade, cooperação, ética e respeito. Uma educação que envolve a teoria e a prática juntas para formar cidadãos que sejam agentes de mudança da sociedade em que vivemos.

A renda com a venda dos livros será destinada ao Instituto Eda Coutinho para estimular inovações na educação dos alunos do IESB, e em concursos promovidos pela instituição em prol da educação básica do Distrito Federal.

Lançamento do livro “O Quanto eu Caminhei: Vida e Educação”
Data: 10/8/2023
Horário: 18h às 21h30
Local: Livraria da Travessa – Shopping CasaPark, Brasília.