Eleições na escola

Colégio Santa Maria aborda o tema por meio de palestras, debate e simulação do voto

A um mês das Eleições, todas as turmas do Ensino Fundamental até o Ensino Médio e os alunos da EJA (Educação Para Jovens e Adultos) do Colégio Santa Maria estão envolvidos em uma série de atividades, que vão desde a simulação do voto, passando por debate mediado pelos próprios estudantes com alguns candidatos de São Paulo, até um calendário de palestras dirigidas às classes do Ensino Fundamental II e da EJA.

Desde o mês de agosto, as quatro turmas do 2º ano (Fundamental I) fizeram visitas semanais ao gabinete do subprefeito de Cidade Ademar, Francisco Lo Prete Filho. Eles o entrevistaram com perguntas elaboradas com o auxílio dos professores.“Os alunos queriam saber o que faz uma subprefeitura e como esse trabalho pode beneficiar a população”, afirma a coordenadora pedagógica da série, Tiyomi Misawa. A subprefeitura de Cidade Ademar atende cerca de 370 mil habitantes. Dentro do projeto da série, os alunos também vão eleger dois representantes de classe com o objetivo de estimular o exercício da cidadania. Cada turma do 2º ano terá, respectivamente, “governador e presidente”. A eleição será feita com base nas aulas teóricas sobre a função de cada um deles, e adaptada para a realidade escolar.

Os alunos do 3º ano (Fundamental I) vão receber o deputado Arnaldo Faria de Sá, autor do Estatuto do Idoso, no dia 16 de setembro. Já as turmas do 5º ano trabalharão o tema eleições por meio de reflexões internas e externas. Analisando a realidade que os cerca, os alunos criarão grupos partidários para discutir propostas para a escola, e haverá debates em sala de aula a respeito das sugestões. Em relação às eleições nacionais, eles farão pesquisas sobre os candidatos para conhecer as propostas das áreas da educação, saúde, meio ambiente/sustentabilidade, moradia, transporte e economia. As turmas serão orientadas a explorar o site www.plenarinho.gov.br. Em 26 de setembro, haverá uma simulação do voto, e os estudantes receberão título de eleitor para participar.

Já as turmas do Fundamental II (6º ao 9º ano) participam de palestras sobre temas relacionados às eleições. No dia 27 de agosto, Edson Geraldo da Silva, representante do TRE, abordou o sistema eleitoral brasileiro e a responsabilidade do voto. No dia 16 de setembro, o professor de Direito Constitucional, Júlio Hidalgo, vai abordar a responsabilidade do poder. No dia 25, o sociólogo Michelangelo Marques Torres falará sobre manifestações populares no estado democrático. O objetivo é ampliar a reflexão, já que os movimentos sociais ganharam força no ano passado. No dia 1º de outubro, os estudantes da série participarão de uma simulação eleitoral.

Nesta 3ª feira (9 de setembro), os alunos do Ensino Médio organizaram um debate com a participação dos candidatos Ailton Amaral (PSOL), Arnaldo Faria de Sá (PTB), Floriano Pesaro (PSDB),Goulart (PSD) e NiltoTatto (PT), todos candidatos ao cargo de deputado federal. O debate foi transmitido pela internet.

Projeto Adote Um Vereador

Engajados desde 2012 com a vida política da cidade, os alunos da EJA do Colégio Santa Maria, por meio do projeto Adote um Vereador, receberam no dia 11 de agosto o vereador Goulart (PSD), candidato ao cargo de deputado federal. Os estudantes aproveitaram a oportunidade para apresentar algumas propostas baseadas nas necessidades dos bairros em que vivem na zona sul da capital, como a reativação de uma praça na Vila Missionária, a criação de uma Delegacia da Mulher, a retirada de lixões e a implantação de um posto de saúde no Jardim Constância.