Elvira D@y dá a partida na busca pela escola do futuro
Educadores do Colégio põem em xeque atual modelo de educação, concebido à época da Revolução Industrial, e planejam construir uma escola inovadora pela ação de professores, funcionários e alunos
Com a coordenação de seu novo diretor geral, Renato Júdice de Andrade, o Colégio Elvira Brandão inicia nesta sexta-feira, que antecede a volta às aulas, sua caminhada na busca por um modelo de escola que ainda não existe. A definição é do próprio Júdice de Andrade, que se reunirá durante todo o dia com professores, colaboradores, mantenedores e a equipe pedagógica no evento Elvira D@y.
O encontro tem objetivo de dar a partida na reinvenção da estrutura da escola, bem como da filosofia e das práticas de ensino adotadas desde a educação infantil até o ensino médio.
Segundo o diretor, o Elvira Brandão retomará as aulas do segundo semestre de olho na criação de uma escola inovadora construída pela ação conjunta entre professores, gestores, funcionários e alunos.
“Trata-se de um projeto de inovação educacional. Nós não acreditamos mais no modelo de escola que aí está, criado na época da Revolução Industrial. Vislumbramos daqui para a frente um modelo em que o aluno constrói seu conhecimento e intervém na qualidade do ensino. Isso vale para o Elvira e vale para o Brasil”, resume Júdice de Andrade.
“Temos hoje o desafio de promover uma ruptura no planejamento tradicional baseado nos livros didáticos. O objetivo passa a ser o criticismo e não a capacidade de memorização do aluno. A escola deve privilegiar o desenvolvimento de seres humanos protagonistas e criativos, rompendo com o conteudismo”, complementa o diretor.
A inovação no processo ensino-aprendizagem e o foco nos alunos da instituição são o mote do evento, que acontece das 8h às 17h e contará com mais de dez atividades que permearão a nova cultura e objetivos da escola, bem como os novos papéis de todos seus educadores neste momento.
Haverá oficinas como Uma Nova Sala de Aula, Blended Learning, A Arte da Diferença e O que Diz (n)a sua Escola, além de contação de história e incentivo a expressão em inglês. Haverá ainda workshops de tecnologia, voltados para a utilização, na educação, de softwares e sistemas altamente inovadores, como Módulo ENEM, EZCAST, Google Education, GMAD e WebGIZ.
O Elvira D@y contará com a presença de convidados de diversas áreas de Humanas, como Ciências Sociais, Psicologia, Letras, História e Jornalismo, que participarão de mesas-redondas juntamente com a equipe de profissionais do Colégio.