Em Caçapava, no Vale do Paraíba, agentes educacionais visitam famílias de alunos da rede municipal

Familiares mais envolvidos na educação de seus filhos, alunos e professores ainda mais integrados, maior estímulo para estudar na escola e em casa, melhores resultados nas avaliações educacionais. Estes são os principais benefícios do programa “A Escola na Minha Casa”, que está sendo desenvolvido junto a pais de alunos da rede municipal de ensino de Caçapava, no Vale do Paraíba (SP).

A iniciativa é da Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Educação, para promover uma relação mais “afetiva” entre pais, alunos e professores. O programa está sendo aplicado junto aos pais de alunos da Educação Infantil III.

Durante as visitas, os agentes fazem recomendações aos pais. Entre essas conversas, está o de cultivar o hábito da leitura em casa; perguntar à criança como foi o seu dia na escola e do que ela mais gostou; acompanhar a frequência do filho às aulas; orientá-lo nas lições de casa; conversar sempre com os professores sobre dificuldades e habilidades da criança; e comparecer às reuniões na escola. Além disso, dúvidas são sanadas em relação à transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.

“Devido à correria do dia a dia, nem sempre os pais tem tempo de acompanhar a vida escolar de seus filhos, participar das reuniões na escola e conversar com professores. Isso é um dos fatores que colaboram com a evasão escolar e as dificuldades de aprendizagem dos alunos. O programa “A Escola na Minha Casa” está minimizando esse distanciamento entre a família e a escola, mobilizando os pais em prol de um melhor aprendizado de seus filhos”, destaca Alan Sampaio, assistente do programa em Caçapava.

E os pais aprovam estas visitas. Alguns, inclusive, se sentem mais à vontade para opinar e tirar dúvidas, já que estão na própria casa e não junto a outros pais na escola: “Achei a visita proveitosa, com um material muito bom que possui instruções e dicas. Espero que possamos formar uma grande parceria entre família e escola. Estamos bem empolgados com essa iniciativa”, comenta Ana Cristina A. Lopes Shimada, mãe do aluno Arthur Seiji Lopes Shimada, da EMEI Joaquim Raphael de Araújo Filho.

Tamires Belkis Faria Silva, mãe do aluno Miguel Guilherme Faria Santos, da EMEI Aurora Paes da Costa, também é só elogios: “Achei ótimo a visita, pois somos orientados a agir da melhor maneira para incentivar os estudos de nossos filhos. O estudo é a coisa mais importante na vida de um ser humano. Fico grata pela visita”, destaca.

As adesões ao programa são espontâneas e as inscrições das famílias são realizadas nas próprias escolas onde os alunos estudam. Agentes educacionais fazem essas visitas e eles são o elo entre a escola e a família. São profissionais formados na área de educação para atuar diretamente com os alunos e seus familiares, sempre em parceria com os professores.

“É preciso que as famílias estejam integradas ao processo escolar, acompanhando, dialogando, participando. O Projeto “A Escola na Minha Casa” entende que os familiares têm muito a contribuir no bom aprendizado dos alunos. Desde o ano passado, essas visitas têm rendido uma aproximação importante, que vem gerando ótimos resultados, com mudanças significativas no cenário da educação, e, consequentemente, grandes melhorias no processo de ensino e aprendizagem de alunos e professores”, conclui Sidnei Sanita, Secretário de Educação de Caçapava.