Empreendedorismo Social: do Ensino Fundamental às comunidades carentes de São Paulo
Com ajuda dos alunos do 8º ano da Escola Bilíngue Pueri Domus, unidade da Pastoral do Menor, no bairro de Brigadeiro Tobias, em Sorocaba, ganhou brinquedoteca, playground e revitalização de restaurante e jardim
Para desenvolver habilidades empreendedoras dos seus alunos, a Escola Bilíngue Pueri Domus – que possui51 anos de atuação e integra o Grupo SEB – incorporou à grade curricular do 8º ano a disciplina Empreendedorismo Social. Muito além de receberem os conteúdos teóricos da matéria, os alunos são estimulados a pensar o que desejam do futuro e põem a mão na massa para transformar o presente de comunidades carentes, colocando em prática o aprendizado conquistado em sala de aula.
As aulas práticas acontecem em instituições que atuam em comunidades. Desde que a matéria entrou para o currículo da escola, todos os anos, uma entidade é escolhida para transformação. Em 2018, a unidade da Pastoral do Menor, no bairro de Brigadeiro Tobias, em Sorocaba, foi a beneficiada. Os alunos foram até o local, em uma visita técnica e identificaram o sonho da comunidade. “Quando voltam do local, eles têm um mês para levantar os recursos necessários para fazer a transformação. E a comunidade também recebe uma tarefa, afinal, a atividade é feita com ela e não para ela”, explica o professor Giuliano Rossini, coordenador de Projetos Sociais do Pueri Domus.
Como os estudantes precisam colocar em prática as habilidades empreendedoras, eles não podem comprar nada com recursos próprios e, sim, captar recursos ou doações junto a empresas. No retorno à comunidade, durante três dias eles colocam a mão na massa literalmente, pintando paredes, instalando prateleiras e tudo que for necessário para fazer o sonho acontecer.
“A unidade da Pastoral do Menor de Sorocaba fica na comunidade mais carente que a gente atuou. Acabamos apoiando em vários espaços da casa”, relembra o professor. O campo de futebol de grama foi dividido e ganhou um playground para diversão das crianças menores. Um jardim desativado foi revitalizado e se tornou a entrada da instituição, uma maneira de empoderar a comunidade. Além disso, os alunos pintaram o restaurante e transformaram uma sala em Brinquedoteca.
“Nós definimos introduzir a disciplina na grade curricular do 8º ano porque entendemos que nesta faixa etária se dá o desenvolvimento socioemocional dos jovens. Com 13 anos, eles estão mais egocêntricos, este é o momento ideal para formação de valores e caráter. Então, as aulas de empreendedorismo social e a atividade extra-classe os ajuda a saírem da bolha que vivem, olharem para o lado e conhecerem outras realidades”, explica Giuliano.
A disciplina está no currículo do Pueri Domus há sete anos. Desde então, sete comunidades foram beneficiadas e mais de 700 alunos participaram do projeto. De acordo com o professor, a matéria é uma sementinha que leva os estudantes a se envolverem cada vez mais com projetos, inclusive dentro da escola. No segundo semestre eles criam projetos sociais de menor impacto, com 100% de autonomia. A apresentação das ações é feita na Estação Cultura, similar a uma mostra cultural que acontece em cada unidade em datas diferentes.