fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Empresas lançam plataformas digitais de incentivo à leitura durante a Bett Brasil 2022

As ferramentas digitais aparecem, cada vez mais, como facilitadoras e aliadas em variados setores, especialmente na educação. Durante a Bett Brasil, maior evento de educação e tecnologia da América Latina, que acontece até esta sexta-feira, 13 de maio, algumas empresas expositoras lançaram plataformas que tem como foco o incentivo à leitura.

Tendo como propósito a transformação do futuro por meio da educação, a FTD Educação, uma das maiores empresas de soluções educacionais do país e com 120 anos de história, lançou o Literama, uma plataforma gamificada inédita de leitura disponível para as escolas de todo Brasil a partir do evento. A solução educacional, com formato inédito no mercado brasileiro, cria um universo digital que convida jogadores/leitores a avançarem no game com seus avatares, lendo muitos livros e desvendando os mistérios de um mundo virtual baseado em grandes obras da literatura.

Voltada para escolas e estudantes do AFEF (Anos Finais do Ensino Fundamental), a solução educacional traz uma experiência inovadora de imersão na literatura, disponibilizando, por meio de uma assinatura, uma biblioteca com 20 livros escolhidos pelo professor para os jogadores de cada ano escolar. Quanto mais os estudantes leem, mais avançam no jogo.

“A Literama veio para resolver dois problemas dos professores e das escolas: desenvolver a competência leitora dos alunos e estimular a leitura literária. Além disso, a Literama traz relatórios detalhados de usabilidade permitindo uma avaliação da competência leitora com maior assertividade, além de acompanhar a evolução de cada aluno e das turmas. De fato, uma plataforma que incentiva a leitura e auxilia o professor nessa tarefa tão complexa que é conduzir os alunos na jornada de transformação em leitores literários”, explica Isabel Lopes Coelho, gerente da área de Projetos Especiais e Literatura da FTD Educação. 

ÁRVORE: PLATAFORMA DIGITAL QUE TRANSFORMA A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO ESTÍMULO À LEITURA

Com ambiente interativo e gamificado, a ferramenta conta com mais de 1,2 milhão de alunos cadastrados e uma média de leitura duas vezes maior do que a nacional

A Árvore oferece desde 2014 plataformas de leitura digital que utilizam a tecnologia para estimular o hábito da leitura entre crianças e jovens da educação infantil, ensino fundamental e médio. A plataforma educacional já está presente em mais de 3 mil escolas, impactando mais de 1,2 milhão de alunos das redes pública e privada.

Através de um serviço de assinatura, as escolas podem adquirir as plataformas Árvore Livros e Árvore Atualidades e garantir um acervo diversificado e atraente, com mais de 30 mil obras de aproximadamente 600 editoras e conteúdos autorais de atualidades. Além disso, também é oferecido suporte pedagógico aos educadores, sequências didáticas, relatório de desempenho, onde acompanhamos o perfil leitor do aluno e suas habilidades leitoras, e projetos que despertam o gosto pela leitura em diferentes públicos. 

Outro diferencial é o uso pedagógico da gamificação. Na Árvore Livros, os alunos têm a missão de salvar uma Floresta, plantando novas árvores a partir de itens que conquistam com suas leituras. Assim, o estudante poderá acompanhar o progresso de sua floresta paralelamente à ampliação de sua frequência e repertório de leitura, unindo aprendizagem e jogo.

Tecnologia a serviço da educação

A média de leitura dos alunos que utilizam a Árvore em 2020 é de 5,2 livros, duas vezes maior do que a média nacional, que é de 2,5 livros por habitante, de acordo com os dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.

“Nosso trabalho de formação de novos leitores vai desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, passando ainda pelo acompanhamento dos educadores que irão utilizar a Árvore em sala de aula. Não basta disponibilizar a tecnologia digital, mas também é preciso oferecer mecanismos e suportes que preparem o professor, encantem os alunos e desenvolvam a criticidade na leitura de maneira sólida e saudável”, explica Letícia Reina, Diretora pedagógica da Árvore.

Novidades na Árvore durante a Bett 2022

A Árvore estará presente na Bett Educar 2022, no stand C152, próximo à praça de alimentação, durante todos os dias do evento. Quem visitar o stand poderá conferir ações que celebram o reencontro, como uma parede interativa para fotos, um reencontro com o passado a partir de memórias afetivas sobre as primeiras leituras, e a ação casa na Árvore, uma experiência sensorial para a divulgação do novo recurso de audiobooks da plataforma. 

A programação fixa do stand inclui ainda demonstrações da Árvore Livros e Árvore Atualidades, jogos interativos com livros clássicos e Estações de Saberes, uma experiência prática de uso em diferentes componentes curriculares. Por fim, a Árvore traz ainda o pré-lançamento do Programa de Educação Antirracista, uma das grandes novidades para as escolas em 2022. Saiba mais no site: www.arvore.com.br

FLUÊNCIA DA LEITURA

A plataforma digital de leitura Elefante Letrado, que apoia a formação do hábito da leitura e o desenvolvimento da compreensão leitora em estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, investiu em uma nova funcionalidade que utiliza inteligência artificial para auxiliar os professores a avaliarem a evolução e fluência da leitura oral de seus alunos.

O projeto, pioneiro no país, utiliza ferramentas mais recentes de tecnologia da informação e neurociências para avaliar e comparar com rapidez e precisão a evolução dos estudantes. Assim, as habilidades de compreensão leitora só são conquistadas quando o leitor adquire velocidade de leitura. Considerando esse princípio, o Elefante Letrado auxilia os professores nas estratégias que eles desenvolvem para promover a automatização da leitura dos alunos, especialmente na etapa em que estes estão buscando consciência da relação fonema/grafema e adquirindo ritmo, momento em que os movimentos oculares tornam-se ágeis ao ponto de quase não haver interrupções indevidas. Nesse contexto é que a avaliação da leitura oral torna-se instrumento fundamental ao professor comprometido com o ensino da leitura, que organiza sua mediação baseando-se em evidências da aprendizagem de seus alunos.

Segundo Scheila Vontobel, fundadora do Elefante Letrado, a nova funcionalidade trará grande impacto ao ensino da leitura. “Investimos num sistema inédito e que se utiliza do que há de mais moderno em inteligência artificial, para obtermos indicadores rápidos e precisos sobre o desenvolvimento e evolução dos leitores que utilizam a nossa plataforma. Essas novas avaliações serão importantes instrumentos para que os educadores possam ajudar melhor seus alunos, realizando as intervenções necessárias para que eles desenvolvam habilidades de leitura de maneira muito mais efetiva”, destaca Scheila.

O Elefante Letrado conta com um espaço específico onde ficam salvos os áudios das leituras dos alunos. Desta forma, é possível que o professor acompanhe a evolução das leituras feitas em diferentes momentos do ano letivo. A nova ferramenta que se utiliza de inteligência artificial irá agilizar a avaliação dos áudios dos alunos, auxiliando os professores com reports precisos sobre o aumento da fluência de cada aluno. O resultado disso será também um ganho enorme de tempo para os educadores, que poderão se dedicar mais ao planejamento pedagógico, considerando as avaliações já realizadas pela plataforma.

BETT BRASIL 2022
Data: 10 a 13 de maio de 2022
Horário: das 9 às 19 horas
Local/Endereço: Transamerica Expo Center (Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro/SP)
Site Oficialhttps://brasil.bettshow.com/home

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados