Ensino em tempo integral cresce 42% no Ensino Fundamental
Em 2014, o número de matriculados passou os quatro milhões
Segundo os dados do Censo Escolar da Educação Básica 2014, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), as matrículas do Ensino Fundamental regular em escolas de tempo integral cresceram 42% na passagem de 2013 para 2014, somando 4.273.510 em escolas municipais e estaduais. A média não inclui a educação de jovens e adultos integrada à educação profissional.
Nas escolas particulares, a disponibilidade de horários já inclui a possibilidade de períodos semi-integrais adequando-se a necessidade de cada família como acontece no Colégio Mary Ward, localizado no bairro do Tatuapé. Além do meio período, a instituição oferece ensino em período integral – das 07h às 17h30min ou às 19h – e semi-integral, das 10h às 17h30min ou às 19h.
Para a professora Alessandra Grassini, responsável pelo ensino em tempo integral no Colégio, mais do que a quantidade de horas no colégio, são as atividades desenvolvidas que geram a melhora no rendimento dos alunos: “as atividades no período integral necessitam serem muito bem estruturadas, com atividades que eduquem os alunos para serem cidadãos conscientes e protagonistas, e que os levem para os muros além da escola, para incentivar o desenvolvimento educacional, caso contrário, torna-se apenas assistencialista”, afirma.
Para isso, todo ano o colégio desenvolve um projeto exclusivo para o ensino em tempo integral além da realização das tarefas de casa com supervisão, dos estudos para as provas. Os alunos contam ainda com atividades recreativas e físicas, como aulas de futsal, ballet, jazz, teatro, judô e música, aula de informática e aula de laboratório.
Na Escola Internacional de Alphaville, instituição bilíngue localizada em Barueri, para os alunos do Kids (Educação Infantil), há a opção do período integral, que vai até 17h. As séries do Junior 1, 2, 3 e 4 (1º, 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental) também tem a opção de passar o dia todo na Escola, o que equivale a nove horas em média. Os pais também podem optar pelo período semi-integral, que vai das 8h até as 15h30. Até os quatro anos, o período semi-integral é opcional, ressaltando a idade dos alunos. “São atividades lúdicas, como por exemplo, aulas com iPad, visita ao zoológico da Escola, aulas de culinária e atividades com artes manuais, construindo brinquedos, além de brincarem no pátio e ler e contar histórias na biblioteca, etc.”, diz Jacqueline Cappellano, Coordenadora da Educação Infantil da Escola Internacional de Alphaville.
A prática de atividades físicas também é uma dificuldade no dia a dia corrido: conciliar buscar a criança na escola e levá-la à aula de ballet ou futebol dificulta a vida dos pais. Por isso, durante o período integral dentro do colégio, a criança também pratica esportes, e atividades que não costumam fazer parte do cotidiano, com a vantagem de serem pensadas pedagogicamente.
O período extensivo do Colégio Humboldt, por exemplo, é oferecido para alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental e dispõe de atividades culturais, lúdicas, recreativas, esportivas e sociais, como relaxamento e descanso, lição de casa, oficinas de alemão, arte e culinária, hora do conto, informática, lanche da tarde, jogos e brincadeiras ao ar livre, entre outros. A participação dos alunos pode ser de dois a cinco dias por semana. Também são realizadas atividades dirigidas de brincadeiras infantis antigas como pula corda, esconde-esconde, caça ao tesouro, pega-pega, entre outros.
O Colégio Franciscano Pio XII, instituição localizada no bairro do Morumbi, oferece um modelo diferente de educação em período integral, com aulas três vezes na semana, visando, principalmente, contemplar estudantes que têm compromissos fora da escola. Criado em 2008, o Integral do Colégio Pio XII funciona no contraperíodo do curso regular e oferece de atividades diversificadas, que possibilitam lazer, socialização, interações lúdicas, desenvolvimento da autonomia, respeito e compromisso para com os estudos, além de maior tranquilidade aos pais, pois os filhos estão em um ambiente seguro e monitorado. Entre as atividades, estão inclusas aulas de dança, ballet, capoeira, futebol, ginástica artística, tênis, inglês, lego, circo e teatro.