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Guia para Gestores de Escolas

As escolas estão preparadas para a inclusão?

A inclusão está prevista na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 93394, de 20 de dezembro de 1996. O artigo 58 da LBD assegura o direito da criança com deficiência a estudar na rede regular de ensino, assim como o direito ao apoio de um serviço especializado para atender suas necessidades. Porém, o que observamos é que as escolas, em sua maioria, não estão preparadas para receber os alunos com deficiência. A falta de preparo vai desde a ausência de um espaço físico adequado para a permanência e a mobilidade de uma criança com deficiência nas dependências da escola, até lacunas na formação dos professores, que não estão aptos a lidar e a trabalhar com as particularidades que algumas crianças com deficiência apresentam. Além disso, existe a cobrança de uma escolarização de alto desempenho, focada apenas na assimilação de conteúdo pedagógico, o que exige alto rendimento e a soma desses fatores causa um cenário com barreiras muitas vezes intransponíveis para a inclusão.

Considerando que a escola deve ser o lugar onde as crianças desenvolvem e resignificam competências cognitivas, a partir das quais transformará seu universo e construirá seu processo de formação acadêmica e, consequentemente, de cidadão autônomo, aliar as áreas da saúde e da educação se torna extremamente necessário para a mudança deste cenário.

A presença de profissionais da saúde habilitados e experientes no processo de inclusão de crianças com deficiência possibilita a elaboração e a capacitação para os diferentes atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem em creches e escolas, o que potencializa a qualidade e os resultados do trabalho multidisciplinar. A estruturação do serviço de atuação conjunta das áreas de educação e saúde  deve ser viabilizada através de treinamentos periódicos e workshops para os professores, auxiliares e equipe de apoio, incluindo orientações aos pais e demais alunos, através de assessoria e consultoria para a elaboração de plano de acessibilidade arquitetônica e adaptação da escola aos alunos de inclusão e montagem, ou adequação do setor infantil/creche/berçário, com enfoque nos mobiliários, brinquedos, atividades motoras e comunicação.

Acreditar e tornar realidade a parceria entre os profissionais de saúde, habituados a trabalhar com a criança com o desenvolvimento atípico e suas especificidades e os profissionais da educação, mediadores ativos dos processos de aprendizagem, favorece a inclusão de toda criança, como ser único e integral, no contexto educacional.

A Humanai é uma  consultoria de treinamento que nasce trazendo em suas bases a missão de potencializar a prática pedagógica nas instituições de ensino, trabalhando o processo de inclusão dos alunos, com e sem deficiência, nas atividades de âmbito escolar, seja no processo educativo, seja no desenvolvimento das relações interpessoais. A empresa conta com as especialistas Silvia Ferraresi, fisioterapeuta, Ana Elisa Chaves, fonoaudióloga e Janaina Yoko Nascimento, terapeuta ocupacional, que já atuaram na AACD no processo de adaptação de conteúdo pedagógico para que crianças com deficiência ou limitações consigo acompanhar o processo educacional e a inclusão no ambiente escolar seja efetiva evitando que as crianças fiquem excluídas por conta das suas diferenças. A HUMANAI atua com treinamento para professores, alunos (geralmente as crianças têm diversas dúvidas e faz questionamento aos próprios colegas com deficiência sobre as limitações) funcionários das escolas e creches. Segundo as especialistas, as creches , principalmente, merecem treinamento, pois é na primeira fase de vida da criança que o professor consegue visualizar algumas limitações que só podem ser solucionadas ou ter melhor resposta de tratamento ainda na primeira fase da vida.  

 

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