fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Especialista dá dicas de como criar bons hábitos alimentares nos pequeninos

Os hábitos alimentares da criança começam a ser definidos muito cedo e a alimentação é uma das maiores preocupações dos pais. Todos querem que os seus filhos se alimentem corretamente, por isso, buscam fazer com que as refeições sejam momentos tranquilos e prazerosos. Porém nem sempre é assim, e apesar dos pais serem os responsáveis pela definição de qual comida será oferecida e quando ou onde, as crianças são quem decidem se querem ou não comer. Então o que fazer? 

 A psicóloga e especialista em desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos, Christine Bruder, diretora do Primetime Child Development, afirma que, para que as crianças se alimentem corretamente é necessário criar uma rotina e oferecer, desde cedo, uma variedade de alimentos para que elas possam escolher dentre as opções disponíveis, além de despertar o interesse e aceitação por diferentes sabores. 

“No Primetime os pratos preparados por nossa nutricionista de plantão precisam ter pelo menos quatro cores, e são compostos em grande parte por   grãos  integrais. Oferecemos ainda, pelo menos, um peixe rico em Ômega 3, como salmão ou atum frescos, por semana.  E os sucos dos lanches combinam frutas com legumes e verduras como couve e espinafre”, explica.  

 Os alimentos oferecidos são preparados em uma cozinha que utiliza exclusivamente ingredientes frescos e naturais, não industrializados , e as mamadeiras de leite ou sucos naturais são feitas na hora por uma lactarista, seguindo recomendação do pediatra, da mãe ou nutricionista.     

Para Christine, a hora das refeições também precisa ser um processo colaborativo, na qual os pequenos possam aprender com os adultos. Envolver as crianças no preparo e na escolha do cardápio é uma ótima maneira de conscientizá-las sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.   

“No berçário, as crianças de três a quatro anos fazem seu próprio prato, aprendendo com a orientação da educadora ou nutricionista, desde cedo, a fazer escolhas dentre opções saudáveis. Assim, eles se servem com o que gostam e criam bons hábitos alimentares que serão levados por toda a vida”, ressalta.

Sobre o Primetime Child Development

Fundado em 2007, o Primetime Child Development é um centro de desenvolvimento infantil bilíngue para bebês de zero até completarem quatro anos de idade, estruturado a partir de um conceito inovador, segundo o qual a individualidade de cada criança é respeitada e potencializada pela equipe, trazendo segurança, confiança e valorizando o vínculo com sua família.

Idealizado pela psicóloga e psicanalista, Christine Bruder, o berçário tem como base a psicanálise de Winnicott, que privilegia a relação entre a família e o bebê; e no conceito de Teaching for Understanding, (Ensinar para Compreender – em tradução livre), desenvolvido pela Faculdade de Educação de Harvard, que permite exercitar a autonomia, o autoconhecimento e o relacionamento interpessoal dos pequeninos. 

Um dos principais diferenciais do Primetime é que os cuidados não são divididos entre diversas pessoas: cada educadora – (psicóloga e/ou pedagoga), orienta grupos de até quatro bebês, levando sempre em consideração as necessidades de cada criança.  As profissionais também são continuamente treinadas pelo próprio berçário em áreas como Desenvolvimento Infantil, Psicologia Infantil e Neurociência.

Além disso, toda interação das crianças é bilíngue – Português e Inglês. Essa experiência permite que as crianças, ao saírem do berçário, estejam capacitadas a ingressar em escolas brasileiras ou internacionais, que exijam fluência em língua inglesa compatível com a idade.  Outro grande diferencial do Primetime é sua infra-estrutura: os ambientes foram projetados sob medida para os bebês e crianças levando em consideração suas características e necessidades. O prédio com 1.500 m², projetado pelo arquiteto Márcio Kogan, é reconhecido internacionalmente por meio de prêmios pelo design, ergonomia, segurança e conforto, além de ser o único da América Latina a conquistar o “Design for All  – Dedalo Minosse”. 

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados