Estudantes brasileiros têm recorde histórico em Olimpíadas de Astronomia

Foram cinco medalhas para o Brasil, entre elas do estudante Gustavo Guedes de Faria, de São José dos Campos (SP)

O jovem joseense Gustavo Guedes de Faria, aluno do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Poliedro de São José dos Campos, acaba de conquistar a medalha Top Gold na VII Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), competição que acontece desde 2009. Com a conquista, Gustavo foi o estudante com a melhor classificação.

A OLAA deste ano foi realizada no Brasil, entre os dias 27 de setembro e 4 de outubro. O Brasil obteve o melhor resultado desde a criação da competição. Foram cinco medalhas para o Brasil, sendo quatro de ouro e uma de prata, além do destaque pela conquista da Top Gold. Ao todo, 38 competidores, de oito países, participaram desta edição.

Em 2014, a mesma competição ocorreu no Uruguai. Gustavo precisou de muito esforço e dedicação para o alcance do pódio. Segundo ele, o maior estímulo foi poder representar o Brasil em uma competição internacional. “O fato de fazer parte da equipe brasileira me estimulou muito a participar e conseguir um bom resultado, principalmente porque, em todas as edições, nosso país conseguiu medalhas e boas colocações. Eu não podia quebrar a tradição”, afirma.

Mesmo com o bom desempenho que vinha tendo ao longo da disputa, o estudante se surpreendeu com um resultado tão positivo. “Eu não esperava a primeira colocação, e a medalha foi realmente uma surpresa. Ganhar o ouro como o melhor da competição trouxe uma alegria indescritível, fiquei realmente emocionado e me senti ainda mais feliz por representar bem o Brasil e o Poliedro”, destaca.

Gustavo enfrentou diversas provas sobre Astrofísica, Astronáutica, Cosmologia, História da Astronomia, Sistema Solar, Manejo de Telescópio, entre outros temas. Ele foi selecionado para a OLAA principalmente pela pontuação que obteve no nível 4 da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

“Trata-se de uma grande conquista. Espero que o resultado alcançado pelo Gustavo inspire mais alunos a competirem em iniciativas como esta”, afirma o coordenador da Turma ITA do Curso Poliedro São José dos Campos, Thiago Costa, responsável pelo projeto de incentivo aos alunos a se envolverem cada vez mais em olimpíadas científicas.

Medalha OLAA 02

Sobre o Poliedro

O Colégio Poliedro de São José dos Campos (SP) figura no ranking das 100 melhores escolas do Enem 2014. Além disso, é o segundo colocado na região do Vale do Paraíba e o segundo no País no recorte dos 30 alunos com melhor desempenho nesta prova. O Sistema de Ensino Poliedro (SEP) também lançou recentemente sua nova Coleção Enem para preparar estudantes de todo o Brasil para o exame.

O Poliedro é uma marca educacional reconhecida principalmente pelo alto índice de aprovações em universidades públicas. No Vestibular 2015, foram 4.789 aprovações em 262 universidades do País, entre elas a USP (484), Unesp (292) e Unicamp (276).

Além disso, há 19 anos, o Poliedro também é o curso que mais aprova no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Em 2015, os alunos conquistaram 65 das 170 vagas disponíveis no Instituto.