fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Estudantes criam projetos em espaços ‘faça você mesmo’

LabMaker do Colégio Porto Seguro permite criação de protótipos com uso de equipamentos modernos

 O conceito “faça você mesmo” tem inspirado crianças e jovens a buscar cada vez mais descobertas e experimentos diversos. Nesse cenário, tornam-se fundamentais os chamados LabMakers, espaços tecnológicos que funcionam como laboratórios que permitem aos estudantes criarem projetos físicos ou digitais para que tenham novas e ricas oportunidades de aprendizado.

Os alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro,uma das mais conceituadas instituições de ensino do País, têm aprendido muito no LabMaker do Colégio e, inclusive, já criaram projetos, como customização de camisetas e luminárias que refletem imagens na parede. O espaço também teve seu primeiro grande evento, o Scrath Day, em que várias escolas e instituições de tecnologia e educação do mundo realizaram atividades de programação utilizando um software desenvolvido pelo MassachussettsInstituteof Technology (MIT).

O uso do LabMaker pelos alunos do Porto Seguro não está atrelado necessariamente a uma disciplina. É possível utilizar o espaço fora do horário de aula, com o auxílio de um professor tutor, que orienta na pesquisa e na escolha dos materiais. O objetivo é incentivar o conhecimento aberto e a democratização de novas tecnologias.

A sala supermoderna do Colégio possui equipamentos, softwares e ferramentas que permitem a criação de protótipos como impressora 3D, projetores para videoconferência, cortadora de vinil, frisadora, cortadora a laser, kits de robótica, bancada multiúso, computadores, tablets e notebooks, além de sucatas e materiais diversos. Seu formato atende aos requisitos da Rede FabLab Brasil Network, associação sem fins lucrativos criada para apoiar a implementação de novos espaços makers.

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais conceituadas instituições de ensino do País. Comprometida com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, a instituição é certificada pelo governo alemão como uma escola de excelência. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, prepara estudantes para ingressar em universidades de ponta no Brasil, além de oferecer o Abitur, certificação oficial utilizada para ingressar em faculdades europeias. Sua comunidade escolar é composta por aproximadamente 10 mil alunos, 600 professores e mais 400 profissionais da área pedagógica, entre especialistas e auxiliares de ensino, distribuídos em três unidades, sendo duas na capital paulista (bairros Morumbi e Panamby) e uma em Valinhos, interior do Estado de São Paulo. Para mais informações, acesse o site www.portoseguro.org.br.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados