Estudantes desenvolvem projeto desde a sua concepção, planejamento e testes

O programa de competição – SAE BRASIL – é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como objetivo a difusão de conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, utilizando aplicações práticas dos conhecimentos teóricos adquiridos. Os estudantes devem trabalhar em equipe e desenvolver um projeto aeronáutico desde a sua concepção, planejamento, construção e testes.

Os estudantes de Engenharia que participam da competição de AeroDesign representam sua instituição de ensino superior, possuem requisitos mínimos em seus projetos e a classificação se dá em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo. A avaliação será realizada com base na concepção e desempenho das aeronaves.

A primeira competição ocorreu nos Estados Unidos, em 1986, chamada “SAE AeroDesign” e a partir de 1999 passou a constar do calendário de Programas Estudantis da SAE BRASIL, organizada nas dependências da EMBRAER em São José dos Campos/SP, onde ganhou grande repercussão através dos anos, recebendo estudantes de Engenharia de todos os estados brasileiros e também da América Latina (Venezuela, México e Bolívia), tornando-se uma competição internacional também, como já ocorre nos EUA. A evolução das aeronaves tem sido uma constante a cada ano, pois as equipes utilizam ferramentas sofisticadas criadas pelos próprios estudantes de Engenharia.

As equipes devem estar preparadas para participar, irão experimentar os princípios básicos de aviação, bem como aprender a trabalhar em equipe, pesquisar, planejar e desenvolver um bom projeto, é uma aventura emocionante planejar e construir uma aeronave, avaliar padrões e requisitos de projeto e competir com os outros grupos.

A Equipe Zebra de AeroDesign da UNESP/Ilha Solteira é composta por alunos de graduação do curso de Engenharia, possui a missão de projetar e construir um pequeno avião (AeroDesigner) para a competição nacional em São José dos Campos, a SAE BRASIL DE AERODESIGN, que ocorre uma vez por ano nas dependências da EMBRAER.

O principal objetivo da competição é fazer o avião voar com a maior quantidade de carga possível – a Equipe Zebra conta com 23 membros, alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica, cada um tem uma função específica, por exemplo: construção, planejamento, busca de patrocínio, etc.

Zebrinha da equipe Zebra

Este trabalho necessita de uma boa administração, pois os recursos são escassos, então o planejamento é muito importante, uma vez tendo o patrocínio para que o projeto seja desenvolvido, a organização precisa ser impecável, evitando o desperdício de materiais e a falta de verbas para terminar o projeto. Este é um projeto de Engenharia que envolve diversas partes da mecânica e elétrica, possui um custo/benefício para viabilizar que a aeronave construída atenda os padrões mínimos do projeto.

A competição realizada na EMBRAER proporciona uma troca de informações técnicas com outras equipes e as ideias compartilhadas permitem o crescimento e desenvolvimento de cada integrante. O grupo da Equipe Zebra também participa de atividades voluntárias no Lar dos Idosos de Selvíria/MS, visando o apoio a comunidade e a formação de cidadãos conscientes para o futuro.

A Equipe Zebra espera seu apoio, caso queira ajudar este projeto, entre em contato: e-mail [email protected] e tel.11 9 8907 9974 – Pedro/Aluno de engenharia/Ilha Solteira-SP.