Estudantes do ensino médio do Colégio Ítalo ensinam programação para alunos do 4º ao 7º ano

Projeto é engajado pelo Clube de Programação da escola de Moema; Linguagem dos computadores faz parte do dia a dia dos participantes;

Francisco Gustavo do Amaral, 17 anos, já dá aulas de informática para idosos.

Desde dezembro de 2013, alunos do ensino médio do Colégio Internacional Ítalo Brasileiro, em Moema, participam do “Clube de Programação”. Criado com o objetivo de estudar a linguagem de programação de computadores e elaborar programas úteis para o dia-a-dia da escola, hoje, o Clube está engajado no ensino dos códigos de computação para os alunos do 4º ao 7º ano. “Aprender linguagem de programação desde cedo é importante, pois estimula o raciocínio lógico, planejamento de ações, desenvolvimento e execução, expandindo a mente. A prática proporciona melhorias na maneira de pensar, que podem ser aplicadas à diversas áreas do conhecimento”, explica o professor Marco Rossellini, Coordenador de Tecnologia Educacional do Ítalo

Para ministrarem as aulas, os estudantes do Clube de Programação são capacitados pelo professor Marco Rossellini. “Aproveitamos também o material de ensino e as atividades extra-curriculares do Code Club Brasil”, revela.

Scratch, linguagem de programação on line que possibilita a criação de histórias e jogos, é a ferramenta utilizada para ensinar os pequenos a montar blocos, movimentar personagens e produzir animações em 2D. “Vivemos em um mundo digital e as crianças e os jovens possuem grande facilidade no aprendizado de programação. Com esta atividade, estamos promovendo uma mudança na maneira de ensinar e aprender”, declara o professor.

O estudante do 1º ano do Ensino Médio Giovanni Raposo Pinheiro revela o seu interesse pelos códigos dos computadores, “desde os cinco anos, estudo por conta própria a linguagem da programação, assistindo vídeos disponíveis no Youtube. É preciso muita dedicação e empenho. Ao terminar o ensino médio quero estudar programação no Japão”.

Fazer um curso de especialização de programação antes de ingressar na faculdade de Ciência de Computação ou Engenharia de Informática é o plano do aluno do 3º ano do Ensino Médio Francisco Gustavo do Amaral. “Foi ajudando meu irmão na construção de um site, que me interessei pela área. Hoje, participo do Clube de Programação, ensino os pequenos e dou aula de informática para a terceira idade”, revela.

Pensando também no futuro e na tendência do mercado de trabalho, Anderson Freire de Brito, do 1º ano, participa dos encontros do Clube de Programação, ministra aulas para os alunos mais novos e ainda faz curso técnico de Informática, no Colégio Vocacional Internacional Radial. “As experiências integram teoria e prática”, explica.

Sobre o Weducation

Além dos Colégios Internacional Ítalo Brasileiro e Internacional Vocacional Radial, com unidades no Jabaquara e Santo Amaro, o Weducation engloba outras escolas tradicionais de São Paulo – o Berçário Vila do Saber, em Moema e o Colégio Internacional EMECE (Pompeia). O Colégio Mater Dei, com unidades nos Jardins, em São Paulo, e em São José dos Campos é associado.

Integram o Weducation, ainda, a SSU International Education (unidade de negócios que administra intercâmbios educacionais no exterior), a SSU Centro de Serviços Compartilhados (unidade de negócios responsável pela gestão das instituições de ensino do grupo) e a Arena World Sports, centro esportivo e de lazer na Zona Oeste de São Paulo.

Recentemente, o Weducation uniu-se à empresa Setesys, especializada em recursos Google, com o objetivo de implantar inovações e capacitar docentes a partir dos projetos educacionais do Google para o Brasil. Assim, foi criada a Foreducation – parceira oficial do Google, para proporcionar às instituições de ensino uma nova experiência educacional. Coordenadores e professores das escolas do Weducation já participaram de programas de capacitação para aplicação das ferramentas do Google Apps em sala de aula. Durante o ano de 2014, os colaboradores viverão outras experiências Google.

No total, são aproximadamente 3,2 mil alunos, do berçário ao ensino médio e técnico, usufruindo de parcerias nacionais, como com Rede Pitágoras (Kroton), Lego Education, MindLab, Geekie e internacionais – Southern States University, Cambridge English Language Assessment, por exemplo, além de programas de imersão nos Estados Unidos, Argentina e Itália.