Estudantes produzem programa em podcast

Alunos do 6º ano do Colégio Santa Maria discutem temas da atualidade em projeto de produção de conteúdo digital

A produção de programas em Podcast é o mais novo projeto pedagógico digital das turmas do 6º ano do Colégio Santa Maria, intitulado Coolcast. Os alunos são voluntários e participam de todo o processo, desde a elaboração das pautas, produção, apresentação, até a finalização no laboratório de informática da escola. O professor de História supervisiona o trabalho e também faz apresenta todos os episódios com os estudantes.

Até o momento, foram criados oito programas de 30 a 40 minutos de duração que abordaram temas como meio ambiente, voluntariado e os 70 anos de fundação do Santa Maria, comemorados em 2018 (https://coolcastcsm.wordpress.com/). Como o projeto é opcional, todas as reuniões de pauta e produção ocorrem no contraturno escolar.

Nos primeiros programas, os alunos ganharam experiência e, de acordo com o professor Fernando Herculiani, já estão começando a produção sozinhos, desde a primeira etapa. “Alguns alunos já demonstraram que gostam muito de gravar, estão desenvolvendo diversas habilidades na área de comunicação, e até   mobilizam novos colegas”, conclui.

Além de apresentar temas atuais e projetos pedagógicos da escola, os adolescentes têm espaço para compartilhar suas preferências por filmes, séries, livros, vídeos no YouTube, e ainda levar convidados – professores e funcionários do Colégio. “Os alunos estão tendo uma grande oportunidade de se enxergarem como produtores de informação, o que nos permite debater e pensar com eles sobre assuntos mais ‘espinhosos’, como fakenews, comparação de fontes de informação, entre outros temas”, diz o professor Fernando.

SOBRE O SANTA MARIA

Fundado pela Congregação das Irmãs da Santa Cruz, que mantém escolas em países da América do Norte, África e Ásia, o Colégio Santa Maria está completando 70 anos de ensino e formação de crianças e jovens em São Paulo. Com trabalho centrado no aluno e em seus múltiplos estilos de aprendizagem, os educadores do Santa Maria privilegiam uma atuação educativa dinâmica, em que a aplicação do que é ensinado garante a compreensão de sua função na vida prática e na cidadania. Sintonizado às demandas do contexto cultural, social e político, mantém o foco na formação do aluno em suas potencialidades para o desenvolvimento das suas competências e habilidades, de forma a intervir socialmente na busca de relações justas e fraternas. A formação da espiritualidade dos alunos considera as diferentes crenças religiosas, pautando-se em valores cristãos.

Na Educação do Colégio Santa Maria, os conteúdos dos componentes curriculares são selecionados pela equipe de educadores com o objetivo de promover as habilidades e competências do educando de forma contextualizada e interdisciplinar por meio da participação ativa e criativa, visando à sua formação social e política. Ao longo de toda a escolaridade, os alunos são envolvidos em projetos de Inserção Social para conhecer realidades diferentes e partilhar conhecimentos. Os projetos de Meio Ambiente e sustentabilidade integram os saberes construídos em Ciências da Natureza e Ciências Humanas, por meio de ações transformadoras na comunidade do Colégio e do entorno.

Toda a comunidade escolar é chamada a participar desse processo e assumir a missão de educar para a compreensão da realidade, concretizando seu compromisso com a vida, a justiça social e a sustentabilidade, como resultado de uma formação pessoal integral, voltada para a inserção ativa e responsável na sociedade.

A instituição conta com cerca de 3.300 alunos matriculados na Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II, Ensino Médio, EJA – Educação para Jovens e Adultos, e um centro de estudos (Prisma), com capacitação para educadores e cursos livres para terceira idade. Seus dez prédios estão dispostos em 180 mil metros quadrados com ambientes adequados a cada segmento para atender as necessidades específicas dos alunos, além dos serviços de apoio essenciais às famílias, como acesso interno de veículos supervisionado por uma equipe de segurança permanente.

Em seus domínios estão 103 mil metros quadrados de área verde com reserva de Mata Atlântica, o que garante aos professores e alunos realizar diversas atividades de campo para fins pedagógicos. Um verdadeiro oásis no coração da zona sul de São Paulo.