Família e educação são temas de lançamentos de Gabriel Chalita pela Cortez Editora

Obras resgatam assuntos recorrentes no ambiente familiar e em sala de aula.

Convivência, vínculo, aprendizagem e relações. Assuntos recorrentes tanto no ambiente familiar como em salas de aula, entre pais e filhos ou entre professores e seus alunos, dão o tom para a série de lançamentos de Gabriel Chalita, que chegam às livrarias pela Cortez Editora.

Em Famílias que educam (112 pp., R$ 29,00), o autor propõe uma reflexão acerca da importância da boa convivência em família, onde o diálogo, o respeito e a amabilidade possam dar lugar aos conflitos de gerações e à violência, seja ela verbal ou física. Um dos exemplos citados na obra é o caso de um dos maiores escritores do século XX, Franz Kafka (1883-1924). A falta de comunicação com seu pai, que não aprovava a vocação literária do filho, resultou em um medo escuso e infindável.

Incentivar as crianças a despertar a curiosidade e a imaginação é um dos caminhos que sempre devem ser considerados pelos mestres da educação. É o que defende Chalita em Semeadores da esperança (152 pp., R$ 34,00). Dedicado aos eternos e universais educadores brasileiros, o livro aborda a construção da ética, os desafios do conhecimento e os medos e sonhos contemporâneos de quem dedica a vida ao ensino.

A escola dos nossos sonhos (128 pp., R$ 32,00) trata sobre a transformação da prática pedagógica ao longo da história. O autor lança mão de sua experiência como Secretário da Educação do Estado de São Paulo (2002-2006) para traçar um comparativo entre os métodos educacionais dos tempos do teocentrismo medieval e do antropocentrismo renascentista e as configurações contemporâneas, com programas pedagógicos mais amplos e completos.

A convivência é assunto que comumente causa discussão em diversas áreas  da vida. E não é diferente nas relações entre docentes e alunos. Esta é a temática de Aprendendo com aprendizes (128 pp., R$ 32,00), livro que completa a série de lançamentos de Gabriel Chalita. Compromisso, partilha, renúncia, diálogo, consenso e respeito mútuo são algumas das considerações apontadas pelo volume para que se estabeleça um ambiente escolar harmonioso.

Sobre o autor

Gabriel Chalita possui doutorado em Direito e em Comunicação e Semiótica e mestrado em Sociologia Política e em Filosofia do Direito. É professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Letras. Foi secretário da Educação do Estado de São Paulo e presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). É autor de mais de setenta livros, sobre diversos temas como educação, filosofia, direito, ética e relações interpessoais. Suas obras abarcam vários gêneros, como poesia, romance, ensaios, teatro, contos, histórias infantis, livros didáticos e paradidáticos.

Serviço

Famílias que educam / Semeadores da esperança / A escola dos nossos sonhos / Aprendendo com aprendizes

Autor: Gabriel Chalita

Ilustrador: Rodrigo Abrahim