fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Fique de Olho – Acampamento/Excursão/Day Camping

Matéria publicada na edição 13 | fevereiro 2006 – ver na edição online 

Fora da sala de aula

Roteiros de um dia ou viagens mais demoradas, com a assessoria completa de empresas especializadas, estão entre as inúmeras opções de programação de passeios.
Vencer os limites da sala de aula e levar os alunos para aprender na prática, em locais com toda a estrutura necessária para o conforto e a segurança da turma. Essa é a proposta dos estudos do meio e viagens, programados pelas escolas da Educação Infantil ao Ensino Médio. Há empresas especializadas em oferecer espaços e assessoria completa para esse tipo de atividade. As opções são inúmeras, desde parques próximos às áreas urbanas a programas em acampamentos e roteiros por diversas localidades brasileiras.

A Sitiolândia, por exemplo, oferece dentro de São Paulo uma área de 80 mil metros quadrados. O espaço fica na Serra da Cantareira, vizinho ao Parque Estadual da Cantareira, um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da cidade. O local é ideal para receber crianças da Educação Infantil à 4ª série para passeios de um dia, os chamados day-camps, e oferece atrações como trilhas ecológicas, escalada do morro, campo de futebol, horta, pomar, estufa, animais de fazenda, aldeia indígena, nascente de água, túnel do leão, insetário, lago das carpas, passeio de jipe, pula-pula e piscina de bolinhas.

Além disso, há a programação cultural mensal. Segundo Márcio Fumelli Monti, um dos sócios da Sitiolândia, é a seguinte a programação para este ano: em março, oficinas de artes; em abril, projeto indígena, com a presença de uma família de índios da região que faz artesanato com as crianças; em maio é a vez do projeto ambiental, onde as crianças conhecem as árvores da Mata Atlântica, plantam uma muda e levam para casa; junho é a época das festas juninas, com comidas, danças e decoração típicas; e para julho, mês de férias, a Sitiolândia programa as aventuras na Mata Atlântica, com muitas brincadeiras na natureza. Peças de teatro temáticas fazem parte do pacote e variam conforme a programação do mês. O programa inclui três refeições (café da manhã, lanche e almoço), ônibus e monitoria especializada, que acompanha as crianças o dia todo no parque.

Outra opção próxima a São Paulo é o Sítio São Conrado, localizado no município de Ribeirão Pires. Numa área total de 55 mil metros quadrados, o espaço conta com parque aquático com quatro piscinas, quadras, ginásio poliesportivo coberto, campo de futebol society, parede de escalada, tirolesa, alojamento com 250 lugares, trilhas dentro da Mata Atlântica, jogos recreativos e atividades direcionadas de acordo com a faixa etária dos visitantes. O Sítio tem condições de oferecer para escolas tanto acampamento quanto passeios pedagógicos de um dia, os day-camps, com duração das 9 às 16 horas e três refeições (café da manhã, almoço e lanche da tarde). As propostas são montadas pela própria proprietária do Sítio, Wania Maria Eduardo Saenz, que é pedagoga e psicóloga. “Monto os nossos projetos em cima do que as escolas estão trabalhando com as crianças”, comenta. “Trabalhamos há 41 anos, sempre voltados para a educação e o lazer”, completa.

O grande foco do São Conrado são as crianças da Educação Infantil ao Fundamental II, já que há atrações mais radicais. Para os meses de março e abril, estão programadas atividades com os índios, que mostram detalhes de sua cultura para as crianças. Em maio, entra em cena o projeto Monteiro Lobato no século XXI, abordando ecologia e meio ambiente, reciclagem e desenvolvimento sustentável. Como parte do projeto “Quem conta um conto… aumenta um ponto”, o Sítio ganhou espaços baseados em cinco histórias infantis: Mogli, Peter Pan, Alice no País das Maravilhas, Branca de Neve e os Sete Anões e Cinderela. As crianças conhecem a casa da árvore do Mogli, a Terra do Nunca (com encenação no navio pirata do Capitão Gancho, com Peter Pan descendo de tirolesa), o labirinto da Alice, a pequena casa dos sete anões e o castelo da Cinderela (todo feito de garrafas pet).

ACAMPAMENTO E VIAGENS

Experiência em acampamento e uma equipe especializada é o que oferece a Acamerê, que desde 1987 organiza acampamentos e eventos personalizados, como festas e viagens, de acordo com a necessidade da escola. A empresa não dispõe de sede própria, mas conta com parcerias com sítios apropriados para receber grupos (todos têm estrutura como cozinha industrial, refeitórios e alojamentos dotados de banheiros com chuveiro quente, além de locais fechados para recreação em caso de chuva). “Para cada escola, oferecemos o sítio mais adequado, apresentando o espaço através de filmes”, comenta Ricardo Nastari, proprietário da Acamerê e professor de Educação Física da Escola Vera Cruz há 19 anos. Para o professor, o grande diferencial da empresa está na equipe de educadores, que são profissionais constantemente qualificados e treinados. “Não são monitores que fazem isso informalmente, mas educadores que jamais vão expôr a criança a um constrangimento. Eu mesmo vou pessoalmente a quase todos os acampamentos”, diz.

Ricardo coloca sua visão de educador no planejamento dos acampamentos. “Fazemos uma parceria com o projeto da escola. Tudo é pensado em conjunto, desde os grupos que irão compor os quartos até as atividades propostas”, diz. Segundo Ricardo, as escolas descobriram que um acampamento é importante para trabalhar diversos aspectos educativos, e não só para lazer. “Através dos jogos cooperativos, os professores podem observar como o aluno se comporta em relação ao desafio e ao grupo, por exemplo, e que autonomia ele tem em relação a momentos como banho e refeições. Há um ganho imenso para a escola, inclusive com aspectos que podem ser trabalhados depois em sala de aula”, completa.

Os pacotes da Acamerê incluem seguro-viagem, ônibus com lanche para o trajeto e cinco refeições diárias. A empresa leva para o sítio todo o material para as atividades, como equipamentos de aventura, bolas, fantasias e jogos temáticos. “Para suprir um objetivo da escola podemos inclusive criar um jogo”, afirma Ricardo. Para cada faixa etária há uma programação especial, até mesmo para os adolescentes. “Montamos atividades voltadas para o interesse deles, e não simplesmente uma discoteca, que não traz ganho nenhum. Não os motivamos apenas pela competição, mas através de um jogo que, quando bem bolado, é a própria motivação”, sustenta.
Se a escola pretende programar passeios mais longos ou viagens, a Pé na Estrada dispõe de diversos roteiros para a realização de estudos do meio. Fabiano Ipolito Garcia, coordenador de projetos educacionais da Pé na Estrada, avisa que é interessante para a escola fechar sua programação de viagens no início do ano. “Decidir com antecedência facilita para os pais, que podem parcelar o pagamento da viagem, principalmente quando há passagem aérea”, acredita.

A empresa conta com inúmeros roteiros fechados, que incluem passagem, hospedagem e guia local. Fabiano explica que, em algumas cidades, por decreto, é obrigatório o acompanhamento do grupo por um guia turístico local. Isso, porém, não exclui a presença dos guias da Pé na Estrada, que trabalha com grupos de 17 alunos, no máximo, para cada monitor. No caso de crianças pequenas, os grupos são de 15 alunos por monitor. O coordenador frisa que os monitores não são recreadores, mas professores ou profissionais ligados à educação, como biólogos.

Roteiros como o das cidades históricas de Minas Gerais, o dos Bandeirantes (com rio Tietê, Santana do Parnaíba e Barra Bonita, que permite um estudo interdisciplinar, abordando aspectos de História, Geografia e Ciências), Santos e São Vicente (com uma visão histórica do surgimento da cidade de São Paulo) e as cavernas do Petar (indicado a partir da 7ª série) estão entre os preferidos pelas escolas. Fabiano cita alguns novos passeios, como o Planetário do Parque do Carmo, em São Paulo, e o circuito Caminhos do Mar, uma descida de oito quilômetros a pé pela Estrada Velha São Paulo-Santos. O passeio possibilita, além do estudo histórico, a abordagem sobre a Mata Atlântica, sua degradação pela poluição e o processo de recuperação.

SERVIÇO

Acamerê Acampamentos, Expedições e Recreação
(11) 5073-9149
www.acamere.com.br

Pé na Estrada
(11) 3826-6477
www.penaestrada.org

Sitiolândia
(11) 6232-6066/6232-4224
www.sitiolandia.com.br

Sítio São Conrado
(11) 4827-9102
www.sitiosaoconrado.com.br

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados