Fique de Olho – O que a escola ganha com os sistemas de ensino?
Matéria publicada na edição 10 | novembro 2005 – ver na edição online
Firmar convênio com um sistema de ensino pode trazer inúmeras vantagens para a escola. Saiba como escolher o sistema ideal e ter bons resultados.
A direção da escola não dá conta de atualizar a equipe pedagógica constantemente, buscar novidades e se ressente de uma assessoria participativa, que realmente auxilie a escola a crescer e a alcançar um ensino de qualidade? Um dos caminhos para a escola que enfrenta essa realidade é a adoção de uma parceria com um sistema de ensino. Há inúmeras opções no mercado de empresas que oferecem material pedagógico próprio, para todo o ciclo escolar, da Educação Infantil ao Ensino Médio e inclusive cursos pré-vestibulares. Além de livros e apostilas, a maioria dos sistemas dispõe de portais educacionais, presta assessoria financeira, administrativa e de marketing, oferece cursos a diretores, coordenadores e professores e convida as escolas parceiras para palestras e seminários com especialistas em educação.
Para Sonia Simões Colombo, diretora da Humus Consultoria Educacional, autora do livro Escolas de Sucesso e organizadora e co-autora dos livros Gestão Educacional: Uma nova visão e Marketing Educacional em Ação, há diversas vantagens para a instituição em adotar um sistema de ensino. Sonia cita as principais:
. Utilização de materiais didáticos e livros produzidos por especialistas educacionais que aprimoram constantemente a metodologia e o conteúdo dos programas de ensino;
. Apoio pedagógico sistemático fornecendo, aos professores e coordenadores, subsídios para a qualificação do corpo docente;
. Alguns sistemas oferecem além do suporte pedagógico, apoio financeiro, administrativo, contábil, fiscal, trabalhista e tecnológico às instituições conveniadas, colaborando com a gestão educacional da escola;
. Realização de campanhas nacionais para ajudar as escolas na captação de novos alunos, possibilitando a otimização do custo;
. Fortalecimento da qualidade do ensino devido às inovações freqüentes nos conteúdos dos materiais e práticas pedagógicas.
Ana Paula Pinto da Costa, supervisora geral do Colégio Albert Einstein, conta que a instituição está no quarto ano de parceria com uma grande rede de ensino. Durante todo o ano, há cursos de reciclagem para os professores. O Einstein optou por um apoio pedagógico, mantendo sua proposta de ensino, o que já foi suficiente para que a escola notasse mudanças expressivas no grupo de alunos e professores. “Os alunos passaram a ter uma maior autonomia sobre o seu processo de aprendizagem, tornaram-se mais críticos e compromissados com sua vida escolar, além de sujeitos da aprendizagem. O educador mostra-se mais envolvido nas relações pedagógicas, estimulam os alunos a buscarem suas próprias soluções, instigam o levantamento de dúvidas, valorizam os conhecimentos construídos pelos alunos, sempre propondo desafios”, avalia a supervisora. Através da parceria, Ana Paula acredita que as famílias tornaram-se mais presentes na escola, já que são fundamentais nesse processo de formação do aluno. Houve mudanças também na avaliação, que passou a ser vista como um instrumento de diagnóstico e investigação. “Assim, todas as atividades são estruturadas de forma que os conceitos, procedimentos, atitudes e valores são contemplados”, diz.
Para garantir que o casamento entre escola e sistema de ensino tenha um final feliz, a escolha da empresa deve ser muito criteriosa. Para Sonia Colombo, primeiramente é preciso conhecer os princípios que norteiam as instituições que comercializam os sistemas de ensino para verificar qual a que melhor se aproxima dos objetivos da escola. “Depois, é necessário também conversar com outras escolas que já adotam um determinado sistema, buscando referências e também valores agregados que obtiveram na prática pedagógica”, assinala.
É claro que, como em toda parceria, podem ocorrer desvantagens. Segundo Sonia Colombo, nem sempre há sintonia entre os objetivos das instituições envolvidas. “É necessário integrar as competências essenciais e os valores da escola com o sistema de ensino selecionado. Se isto não for bem equacionado, a parceria poderá não agregar valor para a escola”, resume.
SERVIÇO
Colégio Albert Einstein
www.einstein24h.com.br
Sonia Simões Colombo
www.humus.com.br
[email protected]