Fique de Olho — Softwares de Gestão

Matéria publicada na edição 60 | Agosto 2010 – ver na edição online

Soluções desenhadas segundo o perfil do cliente.

Por Rosali Figueiredo

O tamanho do cliente é o que menos importa hoje no mercado de softwares de gestão para escolas. Os fornecedores estão cada vez mais envolvidos no desenvolvimento de soluções que atendam aos mais variados perfis de instituições, com serviços na área administrativa, de tesouraria, pedagógica e até biblioteca. O propósito é atender com qualidade independente se a escola “possui 50 ou 5 mil alunos”, mantendo seu custo versus benefício e apresentando “sugestões de melhorias e implementações do produto”, diz Nilton Paiva de Carvalho, diretor técnico da Fanny’s Informática, empresa com 16 anos de atuação.

A Fanny’s é reconhecida por um dos principais softwares de gestão escolar do mercado, o Acadesc, o qual é dividido no módulo secretaria e tesouraria. Hoje ela oferece ainda o LibWin, para bibliotecas, e projeta o lançamento, em 2011, de “um novo produto caracterizado pela mobilidade e portabilidade em sistemas operacionais, focado na interatividade das informações, com o qual pretendemos criar um novo perfil de atendimento escolar”.

Atuando em todo Brasil, Angola e Japão, a empresa possui um departamento de suporte técnico, responsável pela análise das sugestões dos clientes e a sua implantação futura. “Portanto, oferecemos uma interatividade entre as reais necessidades dos usuários e o desenvolvimento de novos recursos ou a melhoria do produto, o que torna nosso software competitivo e cada vez mais aceito pelos gestores escolares.” Segundo Nilton, o Acadesc tem custo acessível à maioria das escolas, facilidade de manuseio, possibilidade de controle integrado entre secretaria e tesouraria, é multiuso (a quantidade de usuários dependerá da estrutura da rede do colégio) e oferece uma “gama completa de recursos” (cadastro de alunos, emissão de boletins e históricos escolares, impressão de atas e relatórios estatísticos e de notas, emissão de boletos bancários e sua devida baixa no plano de pagamento de cada aluno, cadastro de fornecedores, contas a pagar, cartas de cobrança, listagens de inadimplentes e adimplentes, entre outros).

Na Nova Consultoria, empresa com 15 anos de mercado, o foco também recai sobre as necessidades das mantenedoras.  “Com a filosofia de que os clientes não querem produtos e sim soluções, buscamos otimizar a administração e a efetividade das instituições, tanto enquanto empresas quanto fornecedoras de serviços educacionais”, destaca Rodrigo Nicolau, diretor geral da empresa. Os dois principais produtos disponibilizados à rede de ensino são o Notas Online e a Biblioteca. O primeiro “resolve a administração escolar, deixando para os diretores e coordenadores aquilo que é da sua mais alta especialidade e estima: o ensino”. Integrado à internet, em uma solução definida como “100% WEB”, o software possibilita aos professores digitar as notas e ocorrências pela rede, de qualquer lugar em que estejam, e permite aos pais e alunos acompanhar o desempenho de cada um.

Outra ferramenta dá aos gestores acesso a informações analíticas e sintéticas, proporcionando-lhes “uma visão holística tanto na área pedagógica quanto na financeira”. Rodrigo Nicolau destaca ainda que a interatividade acaba aproximando toda a comunidade, os gestores da equipe pedagógica, os professores dos coordenadores, os clientes das escolas, “solidificando o relacionamento”. Neste ano, a empresa surgiu com uma novidade, os produtos Câmeras na Internet e Biblioteca. Destacando a eficiência no atendimento ao cliente como seu grande diferencial, a Nova Consultoria atende em todo o Brasil e tem parceiros na Argentina e no Paraguai.

Outra empresa com ampla atuação de mercado é a AIX Sistemas, com sede em Belo Horizonte (MG), mas escritórios distribuídos nas principais cidades brasileiras, incluindo São Paulo. Criada há 19 anos, a companhia destaca-se pelo produto ERP AIX, um sistema de informatização completo que permite um controle integrado das áreas acadêmica, pedagógica, administrativa, contábil e financeira, de instituições de pequeno a grande porte, de toda a educação básica, além de escolas profissionalizantes, cursos livres e instituições de ensino superior, descreve o gerente de marketing, Reginaldo Rosa da Costa.

Um dos principais destaques do ERP AIX é a sua integração à web, por meio dos portais do aluno e do professor. Este permite aos docentes digitar as notas, faltas e conteúdo ministrado, facilitando o trabalho da secretaria, “que pode disponibilizar os dados para os alunos e os seus responsáveis com mais agilidade”. Já o portal do aluno funciona integrado ao site da instituição, dando acesso a dados financeiros, acadêmicos e bibliotecários pela internet. Neste ano, a empresa introduziu no espaço uma ferramenta para o agendamento de reuniões. Outra novidade foi a criação da função cronograma e planejamento das aulas no portal do professor. A AIX Sistemas atua também com softwares de ensino a distância (o Moodle), destacando-se “pela amplitude de nosso catálogo de produtos e por oferecer uma solução completa”, desde o controle de frequência e contábil, à integração entre o desempenho dos alunos nas plataformas de EAD e no ensino presencial.

Serviço:

AIX SISTEMAS