Fortalecendo vínculos familiares, projeto social será ampliado e espera reduzir a evasão escolar em Santo André

Cerca de 450 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de Santo André, região do Grande ABC, participarão do projeto “Fortalecimento dos espaços socioeducativos”. Serão realizadas atividades que contribuam para o desenvolvimento pleno destes meninos e meninas, tendo como premissa a participação e envolvimento das famílias. Espera-se, desta forma, garantir a inserção e permanência dos alunos na escola.

O projeto, desenvolvido pela Associação Civil Projeto Juventude Esperança do Amanhã (JEDA), ocorre em bairros (confira os locais no site http://www.projetojeda.org.br) mais vulneráveis à violência doméstica, maus tratos, evasão escolar, acesso às drogas, negligência familiar e trabalho infantil. Em junho, as ações foram ampliadas para receber mais crianças e adolescente, com maior qualidade no atendimento.

Por meio de atividades socioeducativas como oficinas de teatro, dança, judô, artes, música e informática, realizadas fora do horário regular de aula, a ação preocupa-se em oferecer recursos para o fortalecimento da educação integral e o desenvolvimento pleno do indivíduo. Boa parte das crianças e adolescentes sofre de baixa autoestima por estarem atrasadas no calendário escolar, o que afeta a frequência nas aulas e aumenta a evasão. Em rodas de conversa, eles podem colocar e discutir essa e outras questões que impactam seu dia a dia, estimulando o protagonismo juvenil.

As ações do programa envolvem também a rede socioassistencial do município, as escolas, as famílias e a comunidade para debater a evolução do atendimento das crianças e adolescentes. São realizadas discussões com a rede, reuniões bimestrais com as escolas, visitas domiciliares e atendimento familiar individual.

O projeto da Associação Civil Projeto Juventude Esperança do Amanhã (JEDA) foi selecionado pela Fundação Itaú Social, por meio do Edital para a Destinação de Recursos aos Fundos da Infância e Adolescência (FIA), para receber os recuros provenientes da destinação de 1% do imposto de renda devido das empresas do Conglomerado Itaú Unibanco Holding S.A.

Para este ano, o Edital está com inscrições abertas até o dia 05 de agosto. As propostas, com foco em educação integral, devem ser encaminhadas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“Os recursos devem ser aplicados em projetos inovadores que inspirem caminhos para políticas públicas”, explica a Coordenadora de Mobilização Social da Fundação Itaú Social, Cláudia Sintoni.

O Itaú Social destinará os valores ao Fundo para apoiar ações, serviços, programas ou projetos educacionais voltados ao acesso à cultura, à arte, à ciência, à tecnologia, ao lazer e ao esporte. As inscrições recebidas serão analisadas durante os meses de agosto a outubro e o resultado final tem previsão de divulgação para 30 de novembro. A íntegra do edital e a relação de documentação necessária estão disponíveis no site da Fundação Itaú Social (www.fundacaoitausocial.org.br).