Gerenciamento de tempo – você sabe fazer?
Certo dia, um garoto perguntou ao seu pai quanto ele ganhava por hora em seu trabalho. O homem, não respondeu e ficou aborrecido. O menino, ainda, tentou outras duas vezes até conseguiu a resposta de que seu pai ganhava três reais por hora. Feliz, o garoto pediu ao homem que lhe emprestasse apenas um real. Sem paciência e carinho seu pai o mandou dormir, já com tom de voz mais rude. Após alguns minutos, com o silêncio da casa, refletiu e pensou sobre o pedido do filho. ‘Será que ele precisa comprar algo e não tem o valor suficiente?’. Então, ele decidiu ir até o quarto e dar o dinheiro ao seu filho, que com a voz embargada pelo choro, ao receber a moeda de um real, sentou-se rapidamente e sorriu lhe dizendo: “papai, agora eu tenho três reais, o senhor pode me vender uma hora de seu tempo?”.
Com base nesta parábola, inicio meu texto para refletirmos sobre a relação que mantemos com as pessoas a quem amamos e convivemos – dentro e fora de casa. Será que de fato precisamos chegar ao ponto de ouvir algo semelhante para nos dar conta de que algo está errado?. Assim como eu, você e muitas outras pessoas, no mundo, aprender a gerenciar o tempo de maneira funcional é tão importante quanto priorizar projetos e sonhos. Agora responda (mentalmente) se você consegue realizar todas as tarefas programadas para um único dia e ainda tem a sensação de que 24 horas é pouco? Se sua resposta é sim, então você precisa rever suas atividades e definir padrões para não perder tempo com atividades desnecessárias. Como dica, elenquei algumas atitudes que podem mudar o roteiro do seu dia e melhorar os resultados:
- Faça uma lista de tarefas, com as prioridades e assuntos mais difíceis no topo – no início do dia estamos com mais energia e a mente limpa para resolver problemas e atividades mais complexas.
- Calcule o tempo possível para a execução de cada tarefa e distribua o seu tempo, com pequenos intervalos para tomar um café, ir ao banheiro ou mesmo para pequenos imprevistos – a vida não é exata como na matemática.
- Aprenda a falar não. Muitas “urgências” alheias surgem no momento menos oportuno e dificultam a sua atividade, assim como podem atrapalhar o resto do dia – analise a prioridade, volume de tempo a ser dedicado e prazo de entrega para argumentar sua negativa.
- Distribua os projetos com prazos mais longos para serem realizados em dias diferentes. Assim, você não perde tempo e consegue dar conta das prioridades – é fundamental seguir a lista de tarefas para não se perder no caminho.
- Peça ajuda. Quando tiver dúvidas ou sentir dificuldade em alguma atividade, solicitar auxílio e opinião para um colega ou profissional mais experiente pode ser um bom negócio – deixe o orgulho ou a timidez de lado. Ninguém conquista o conhecimento sem ter dúvidas e buscar pelas respostas.
Ainda sim, com essas dicas, se você não consegue administrar melhor o seu dia, faça uma pausa, tire férias e relaxe a sua mente. O estresse, geralmente, impossibilita que dediquemos o melhor de nós para tudo e qualquer atividade. Pense nisso!
Carina Gonçalves é jornalista especialista e atuante nas áreas de educação, cultura e mídias digitais. Oferece trabalhos e consultoria em comunicação e marketing para estabelecimentos de ensino, empresas e profissionais autônomos. Possui cursos de especialização em empreendedorismo, marketing, comunicação empresarial, mídias sociais e digitais, assessoria de imprensa e projetos personalizados focados ao universo educacional. É sócia-diretora da JCG Comunicação e Marketing. www.jcgcomunicacao.com / 11-4113-6820 – [email protected]