Gestor escolar precisa estar em sintonia com o mundo tecnológico, afirma especialista
Marketing Educacional
Os gestores de escolas públicas têm de lidar diariamente com diversos desafios, de caráter pedagógico, administrativo, financeiro, entre outros. Para poder enfrentar todas essas questões e ainda colocar em prática uma gestão que inclua conceitos modernos de liderança, o profissional precisa estar preparado com as ferramentas adequadas.
Para auxiliar neste e em outros temas, a Editora do Brasil desenvolveu o EducaBrasil, uma consultoria educacional concebida especificamente para os desafios da educação pública no país. “Gestão Inovadora” é uma das frentes do projeto, coordenada pela doutora em Educação e diretora do Instituto Crescer, Luciana Allan. Para conhecer mais sobre as outras áreas, acesse o site oficial.
“Com a adoção de uma gestão inovadora, a escola torna-se um espaço criativo, onde as estratégicas corretas resultam na melhoria da qualidade de ensino”, explica Luciana. Mas para isso acontecer, a especialista afirma que os líderes precisam integrar as suas competências básicas de gestão às demandas de um mundo voltado à tecnologia.
De acordo com Luciana Allan, a adequação à tecnologia também pode ser feita na realidade das escolas públicas que possuem poucos recursos. “Os líderes precisam ter criatividade e jogo de cintura para conseguir tirar proveito de seus equipamentos. Se a escola tiver um computador com acesso à internet, o gestor já pode desenvolver muitas atividades pedagógicas e melhorar diversos aspectos de sua gestão, como realizar planilhas de controle e planejamento para organizar-se melhor.”
Para ajudar os gestores a melhorarem o desempenho de suas funções no âmbito da gestão, o EducaBrasil irá tratar alguns dos aspectos cruciais relativos ao tema. A primeira delas prepara os líderes para enfrentar os desafios da sociedade tecnológica; a segunda mostra como inserir a inovação na escola; e a terceira oferece orientação para que seja criado um planejamento estratégico efetivo. A ação dá suporte aos líderes durante todo o processo e está estruturada por meio de encontros presenciais, reuniões on-line, envio de materiais como textos e vídeos.
O planejamento estratégico eficaz ajuda a escola a direcionar o seu trabalho para o melhor caminho, além de contribuir no processo de avaliação de seus pontos positivos e os desafios internos e externos que possui. Luciana aponta que um problema bastante comum observado em seu trabalho com gestores e docentes é que muitas vezes os profissionais que desempenham o papel de liderança não foram capacitados a lidarem com a gestão educacional, não compreendem os aspectos pedagógicos e as particularidades de uma escola. Isso porque não tiveram formação adequada ou foram indicadas aos cargos sem possuírem experiência anterior.
A solução para essa questão, segundo Luciana, seria investir na formação continuada e olhar a escola com um novo olhar. “Temos que entender que o aprendizado é integrado e abrir as portas da instituição para que todos os seus agentes (pais, professores, alunos, funcionários e coordenadores) possam participar do processo de construção de novas perspectivas. Somente dessa forma, será possível construir uma gestão inovadora, criativa e integrada com as necessidades da escola.”
Sobre a especialista – Luciana Allan é doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), mestra em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, redatora dos PCN em Ação e PCN + Conceitos Estruturantes para o MEC; idealizadora da Avaliação de Práticas Educacionais Inovadoras Apoiadas pelas Tecnologias Digitais; autora do Guia Crescer em Rede, financiado pela Fundação Odebrecht e do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino para a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Diretora técnica do Instituto Crescer, onde há mais de 10 anos coordena projetos na área de educação, muitos deles voltados a formação de professores para adoção de tecnologias digitais nas estratégias de ensino e aprendizagem. Articulista da revista Profissão Mestre, blog da revista Exame e do Portal Educar para Crescer.