Grupo educacional utiliza ferramenta para alavancar ensino de matemática
Primeira plataforma de formação continuada especializada em matemática adota o Canvas como ferramenta de ensino com o intuito de elevar a posição do Brasil no ranking global de matemática
O Brasil ficou na 65ª posição, entre 70 países avaliados, no mais recente ranking de matemática do relatório do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), divulgado em 2016. Para combater a situação crítica do ensino da matéria no País, empresas renomadas no ensino presencial estão adotando novas tecnologias, como o Canvas – ambiente virtual de aprendizagem mais utilizado no ensino superior dos Estados Unidos – para aperfeiçoar o ensino e ampliar sua área de atuação.
Um exemplo é o Mathema, empresa que há mais de 20 anos atua na formação continuada de professores que ensinam matemática. Ao longo desse tempo, mais de 40 mil educadores já passaram pelas suas formações e cerca de 1,2 milhão de alunos foram impactados diretamente pelas suas atividades. Localizada em São Paulo, a instituição adotou o Canvas, em 2017, para levar as formações online dos seus projetos a escolas, redes de ensino e entidades parceiras. Em 2018, o Mathema inovou e lançou o Mathema Online – a primeira plataforma de formação continuada específica em ensino de matemática do Brasil, acessível a todos os educadores e estudantes da disciplina interessados se atualizar e conhecer novas metodologias para o ensino de matemática. Em pouco mais de um ano, foram criados 202 cursos utilizando a plataforma com 15 professores e 15 autores especialistas, mais de 1000 alunos foram cadastrados e, em uma recente avaliação, 88,6% dos utilizadores online aprovaram o modelo de ensino adotado.
No Mathema Online, foram desenvolvidos cursos de 10h, com duração de 30 dias, e trilhas de formação de 40h, com duração de 90 dias. Dentre as soluções oferecidas pelo Canvas que possibilitaram o sucesso do projeto, destaca-se a interatividade, com conteúdo em HTML, avaliação do curso e chats de suporte online para que o aluno possa tirar suas dúvidas de forma rápida e eficiente e receber feedback. Já funções como sistema de avaliação, certificado de conclusão e relatórios de acompanhamento possibilitaram aos cursistas acompanhar o quão perto estão de seus objetivos e metas.
A gestora pedagógica do Mathema, Cristiane Chica, comemora os 88,6% de aprovação no retorno dos alunos. “Nosso principal desafio ao levar as formações para o ambiente online era mantermos o mesmo nível de qualidade oferecido nos encontros presenciais. O Canvas nos proporcionou isso ao oferecer uma plataforma robusta e customizável, que nos dá a liberdade de criar os cursos do jeito como os imaginamos: interativos, dinâmicos e com diferentes recursos”, diz. E mais do que isso, agora podemos contribuir para elevar o nível do ensino da matemática com facilidade em todo o País”, ela completa.
O diretor da Instructure para América Latina, Lars Janér, acredita que a formação continuada por meio de ambientes virtuais de aprendizagem pode ser extremamente eficiente, uma vez que conta com as possibilidades de customização e flexibilidade que a instituição requisita. “Esta parceria entre o Canvas e a Mathema é mais uma prova de que o professor consegue aprimorar suas habilidades em ensino de matemática em um curso online estruturado, que oferece diversas possibilidades, com acompanhamento do progresso e alto nível de interatividade”, afirma.
Para saber mais sobre o Mathema Online e o Canvas LMS, os sites da empresa de formação e do ambiente virtual de aprendizagem são, respectivamente, http://