Higiene das mãos

A todo instante estamos tocando em algo, utilizando as mãos para exercer alguma atividade. Já parou para imaginar quantas coisas você faz ao mesmo tempo em cinco minutos? E antes de coçar os olhos, levar a mão até a boca e comer, você faz a higiene correta? As mãos são vias de transmissões de vírus e a higiene correta pode evitar o aparecimento e desenvolvimento de doenças e infecções, como herpes, conjuntivite e resfriados.

Com as crianças, a atenção deve ser redobrado. Elas costumam tocar diversos objetos e até mesmo colocar a mão no chão e, em segundos, levá-las à boca, olhos ou coçar o rosto. Esses cuidados com  a higiene devem ser ensinado, repetidos e incentivados em casa, com carinho e paciência, para que a criança entenda que é um hábito diário. As mãos carregam muitos germes que não conseguimos enxergar. Isso pode fazer a criança questionar, falando que as mãos já estão limpas, mas explicar e orientar é o melhor caminho para que elas possam entender a importância.

Com o dia a dia, a prática e o exemplo, lavar as mãos antes de comer, ao sair do banheiro e ao chegar em casa se tornará automático e, mesmo que você não esteja junto, ela fará. Nas escolas a orientação e a prática é fundamental.  Outra forma interessante de higiene dentro das escolas é disponibilizar álcool em gel antes das refeições e ensinar a forma correta de aplicação.

Com pequenos cuidados no dia a dia e reforçando as medidas de higiene corretas, você consegue prevenir doenças e garantir mais qualidade de vida e saúde para as crianças.

erick amorin