A importância da leitura em ambientes bilíngues

Por Leticia Pimentel, do Sproutly – Bilinguismo para Todos

A leitura constrói conhecimento e abre portas para o mundo da imaginação.  As crianças devem ser apresentadas aos livros desde muito cedo, ainda bebês. Só aprendemos a gostar daquilo que provamos e que nos é apresentado, por isso devemos sempre deixar livros acessíveis aos nossos filhos em casa da mesma forma que fazemos com os brinquedos. Livros de plástico e capa dura são excelentes para os bebês (não subestime os livrinhos de banheira. Você podelevá-los a outros lugares também e deixá-los explorar como quiserem – eles provavelmente vão morder e amassar bastante), pois tudo faz parte do desenvolvimento do hábito da leitura.

Se você deseja criar seu filho bilíngue morando no Brasil, pode ler livros em inglês ou até mesmo dividir com seu cônjuge a tarefa, cada um optando por uma língua. Assim a criança tem uma referência para cada idioma. O mesmo acontece com quem mora no exterior e deseja manter o português em casa. Outro fator importante a ressaltar é que os pais são os modelos dos filhos.

Os pequenos querem nos imitar em tudo: provar nossa comida, beber o que bebemos, se estamos rindo, eles geralmente dão uma bela gargalhada só pela graça de fazer o mesmo que nós. Assim funciona com os livros. Tire um tempo para sentar e ler com as crianças. Tive a feliz surpresa de receber na consulta de um ano da minha filha ao pediatra um livrinho (adequado à sua idade). Sim,aqui nos Estados Unidos os médicos e enfermeiras incentivam a leitura como ferramenta de saúde, uma maneira de fazer com que os pais conversem e desenvolvam o vocabulário e a comunicação de seus filhos desde pequenos.

Não é fantástico? A campanha se chama Reach Out & Read, e incentiva pais em todo o país a ler para seus filhos por vinte minutos todos os dias. E como trabalhar a leitura na sala de aula? A leitura em sala de aula também deve ser vista como prazer e não como obrigação. É de extrema importância a parceria entre família e escola nesse mesmo propósito. O professor deve ter e demonstrar prazer e alegria pelos livros e tais momentos precisam ser divertidos, especialmente nas primeiras séries. É preciso, assim como em casa, oferecer, apresentar e dispor de material para a leitura com fácil acesso.

Uma mini biblioteca ou até mesmo algo improvisado como caixas coloridas e enfeitadas com livros de diferentes níveis de leitura, de acordo com aquilo que cada criança consegue compreender, para que ela sinta que é capaz. Imagine a frustração de uma criança que está num nível básico e se depara com um chapter book (aqueles livros maiores, em capítulos e sem muitas ilustrações) para ler. Ela não entenderá nada e não terá interesse algum pela leitura. Uma idéia para as séries iniciais é ler livros curtos e encenar as histórias em grupo, para trabalhar a compreensão das crianças, ao mesmo tempo em que se desenvolve a fluência e a comunicação na segunda língua: entender e ser compreendido.

A leitura também deve ser feita em diferentes momentos: em voz alta com a professora, em grupos, individualmente, com um convidado especial (um pai, um professor de outra sala, a coordenadora, um aluno de outra turma ou série). É preciso lembrar de que os livros não devem ser utilizados como punição, por exemplo, se o aluno fizer algo de errado deverá sentar em um canto e ler um livro. Leitura é prazer e alegria, tanto em casa quanto na escola, seja na línguaque for.

Você já leu hoje para seu filho? Que história você contou aos seus alunos hoje?

Leticia Pimentel possui formação especializada em Ensino de Língua Inglesa para Crianças e Pré-Adolescentes, Psicopedagogia, Neuropedagogia, Letras (Português e Inglês), curso de especialização em Ensino de Inglês com Instrução Diferenciada pela Harvard Graduate School of Education e tem sua experiência focada nos currículos americanos de Preschool and Elementary School de escolas bilíngues. É sócia-diretora do Sproutly – Bilinguismo para Todos.