fbpx
Guia para Gestores de Escolas

A importância do desenvolvimento motor

O desenvolvimento motor é de extrema importância, pois e com isso que as crianças são capazes de controlar seu próprio corpo.

O desenvolvimento motor e o processo no qual ocorre uma maturação do sistema nervoso central (cérebro) permitindo que tanto receba informações do meio quanto interaja com o meio ambiente. Isso ocorre através de estímulos.

O aprimoramento motor é o ponto de partida de todo o desenvolvimento motor da criança. E esse desenvolvimento repercute na vida futura da criança tanto nos aspectos sociais, intelectuais e culturais, pois ao ter alguma dificuldade motora a criança se refugie do meio o qual não domina.

O desenvolvimento motor faz com que a criança se torne independente, pois com o movimento dos braços ela manipula objetos e com o andar ela tem a possibilidade de exploração ampliada assim aumentando a sua visão de mundo.

O desenvolvimento é um processo de mudanças complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo.

Esse desenvolvimento inicia se no terceiro mês de gestação, quando o feto começa a se movimentar no útero, e consolida se aos 7 anos de idade.

 Estudos mostram que a estimulação precoce, principalmente em crianças nascidas pré-termo e com baixo peso, pode fazer a diferença em uma idade mais avançada. Agora, não achem que dar um celular ou tablete a uma criança de um ano ou menos que isso e estimular e que se ele aprender rapidamente a mexer isso foi bem estimulado pois não é. Pode até ser que a criança desenvolva, por exemplo, a memoria visual para saber qual ícone é de seu interesse, mas isso só atrasara muitas funções do desenvolvimento como por exemplo a fala; pode também acarretar problemas de interação social, aprendizagem entre outras.

Por isso quanto mais você brincar, conversar, massagear e acarinhar seu bebe mais ele se desenvolvera. E para os maiorzinhos quanto mais tempo ficarem brincando como as crianças de antigamente (com outras crianças correndo, subindo, andando de bicicleta, lendo, jogando, entre outros) mais aptos eles estarão. Computador e bom, mas na medida certa e idade e televisão somente às vezes.

 

Fabiana Sarilho, fisioterapeuta da Clia Psicologia, Saúde & Educação

www.cliapisicologia.com.br

(11)4424-1284 / (11)2598-0732

 

 

Fisioterapeuta há 14 anos. Graduada e em fase de Pós Graduação Strictu Sensu, mestranda em ciências da reabilitação, com especialização em Fisioterapia em neonatal e pediátrica (lato sensu), com aprimoramento em dor crônica pelo ACCamargo, RPG e Pilates. Com experiência em ergonomia e ginástica laboral. Aprofundou-se em estudos de aperfeiçoamento em RPG, Pilates (clinico), Mobilização Neural, Osteopatia, Movimentos Combinados, Mobilização Articular, Ventilação Mecânica, Kinesiotappe e Fisioterapia aplicada em Urologia e Proctologia.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados