Guia para Gestores de Escolas

Importância do design de interiores em ambientes educacionais

Existe uma relação significante entre o espaço físico dos ambientes educacionais e como o projeto pode influenciar as crianças e também os professores e a equipe. Como a maior parte do processo de aprendizado ocorre em escolas e instituições de ensino, é imperativo considerar que o ambiente precário pode prejudicar o processo de aprendizagem entre os alunos e desestimular professores.

Assim, é imperativo que as instituições de ensino mantenham seu potencial de inspirar substancialmente tanto um grupo como o outro.

Soluções meticulosas de design de interiores para ambientes educacionais têm provado ter um impacto positivo sobre os usuários e também sobre o ambiente geral dentro da instituição. Isto é conseguido através da abordagem das questões sociais, estéticas e econômicas inter-relacionadas dentro de um edifício escolar.

O resultado dos projetos escolares deve criar espaços funcionais, seguros, confortáveis e saudáveis. Ao criar ambientes escolares saudáveis, os designers de interiores reconhecem a importância da saúde e da aprendizagem.

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Com esse padrão, os designers devem criar espaços que elevem o design do espaço além dos requisitos técnicos e enfatizem a improvisação da qualidade da experiência no espaço. Isso pode ser alcançado criando espaços que sejam saudáveis e estimulantes, para que os alunos interajam, prosperem e apreciem o ambiente escolar. As estratégias de design devem ser reativas às conexões sociais que estimulam a comunicação e a participação dentro da estrutura escolar e favorecem o aprendizado.

Qualidade do ar

Considerando a quantidade substancial de tempo que os alunos, professores e funcionários gastam dentro da escola, a qualidade do ar interior pode ter um grande impacto em sua saúde. A má qualidade do ar interior pode ter efeitos adversos na saúde, incluindo dores de cabeça, fadiga, falta de ar, congestão nasal, tosse, espirros, olhos, nariz, irritação na garganta, etc. Isso pode afetar a aprendizagem do aluno e a produtividade do professor. O uso de canteiros de plantas, materiais oleofóbicos (substâncias inovadoras que bloqueiam quase todo tipo de superfície contra água e sujeira) podem ajudar a melhorar a qualidade do ar interno.

Espaços amigáveis para estudantes

A fim de proporcionar melhores espaços para aprendizagem e comunicação, é essencial que os espaços de aprendizagem não sejam apenas esteticamente sólidos, mas também ergonomicamente competentes para as crianças. Além disso, os espaços de aprendizagem devem ser intrigantes para promover o processo de aprendizagem nas instituições de ensino.

Apelo visual

O ambiente visual é um fator muito importante que contribui para o processo de aprendizagem. Assim, os ambientes educacionais devem ter um fator UAU! que atraia naturalmente os estudantes para a escola.

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Iluminação

A iluminação adequada é importante nas escolas porque os ocupantes passam a maior parte do tempo dentro da sala de aula. O processo de design para um ambiente educacional deve incutir o aspecto da iluminação. A iluminação é uma característica fundamental do design de interiores que ajuda a criar o apelo visual. Assim, a integração efetiva da iluminação natural e artificial é crucial para impactar a qualidade dos espaços de aprendizagem. O planejamento eficaz das salas de aula ajudaria a colher a máxima luz natural.

Acústica

O sistema acústico aprimorado é um pré-requisito para qualquer espaço de aprendizado. Um ambiente acústico eficiente é vital para facilitar as boas comunicações de professor para aluno e aluno para aluno. Isso elimina a necessidade de os professores se esforçarem para serem audíveis e, dessa maneira, os alunos podem aprender efetivamente comunicando-se uns com os outros e também com o professor. O uso de materiais absorventes de som ajudaria a criar o tipo certo de espaços de aprendizagem.

Ventilação

Ventilação – natural e artificial, é uma característica muito importante que influencia a qualidade do ar e também a eficiência energética de qualquer espaço. A ventilação adequada em um ambiente educacional é extremamente importante, pois controla o odor e inibe a disseminação de doenças respiratórias. Além disso, o ar limpo e bem ventilado aumenta o desempenho dos alunos mantendo a atenção e a saúde. A orientação desempenha um papel importante na determinação do fluxo natural do vento no interior da estrutura. Posicionamento meticuloso de fenestrações ajudaria a deduzir a carga em sistemas de ventilação artificial.

Conforto térmico

Ao proporcionar conforto térmico, a intenção é proporcionar um ambiente térmico confortável que promova a produtividade e o bem-estar dos ocupantes em um ambiente educacional ou qualquer outro. Os requisitos incluem projetos eficientes de sistemas de construção que incluem: a barreira térmica, aquecimento, ventilação e ar condicionado.

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Como se espera que os edifícios escolares apoiem várias atividades, isso requer que a infraestrutura seja adequada para o aprendizado, o desempenho e o envolvimento dos ocupantes nas necessidades de produtividade.

Designers de interiores, juntamente com um conjunto de conhecimentos técnicos, têm o conjunto de habilidades e experiência necessárias para criar espaços que sejam eficazes para a leitura, comunicação.

Danielle Andrada é graduada em Comunicação Social pelas Faculdades Metropolitanas Unidas com MBA pela FGV. Com mais de 20 anos de experiência em gestão de negócios, em 2014 fundou sua segunda empresa, a Eduinfo, dedicada ao setor de educação atuando com tecnologia educacional e projetos de arquitetura para ambientes de aprendizado. É membro de comunidades que discutem soluções para educação e conta hoje com um portfólio de mais de 50 empresas parceiras dentro e fora do Brasil.  Atuando em rede criou conexões importantes como os gestores da área de educação, acadêmicos e formuladores de políticas públicas contribuindo ativamente com essa comunidade através da disseminação de práticas inovadoras, recursos tecnológicos e com estudos do redesenho dos espaços físicos e do mobiliário escolar.

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