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Guia para Gestores de Escolas

Inclusão: Qual escola escolher na hora de matricular alunos com deficiência intelectual

Nesse começo de ano, é comum pais de filhos com deficiência intelectual ficarem em dúvida sobre qual escola devem matricular suas crianças. Por lei, a matrícula de crianças com deficiência intelectual e/ou autistas na escola regular é garantida. Porém, os pais podem optar por escolas especiais não regulares, indicadas especialmente para casos em que aspectos comportamentais e/ou cognitivos não permitam que a criança se integre e participe da vida escolar regular.

 

Vivian Lederman, consultora técnica voluntária do Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar (CIAM), explica que, na hora de escolher onde matricular o filho, é muito importante levar em conta características como a severidade do quadro. “Cada família tem a opção de avaliar em qual tipo de escola seu filho ou filha estará melhor adaptado e poderá se desenvolver melhor. A escola é um ambiente de socialização, mas tem também o compromisso de desenvolver o intelecto e as capacidades cognitivas de todos os seus alunos”.

 

O Plano Nacional de Educação (PNE) do MEC tem por meta universalizar, para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino. Porém, quando optarem por matricular a criança na escola regular pública ou privada, a especialista do CIAM recomenda que os pais se certifiquem que a instituição fornecerá apoio educacional que auxilie a capacitação do aluno com deficiência intelectual e/ou física, permitindo que possam acompanhar as aulas na sala de aula regular. “Este apoio deve funcionar fora do turno escolar, pois não pretende substituir o horário regular e sim complementá-lo”.

 

Um levantamento feito pelo Observatório do PNE, com dados obtidos pelo Censo da Educação Básica, indicou que a porcentagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação matriculados em salas de aula regulares cresceu de 46,8% em 2007 para 76,9% em 2013. Esse mesmo estudo mostrou que a rede pública é a que mais pratica a inclusão do aluno com deficiência em escola regular, e 92% do total de alunos matriculados estão em classes comuns e somente 8% em salas especiais ou escolas exclusivas.

Escolas especiais

As escolas especiais são indicadas para os casos em que aspectos comportamentais e/ou cognitivos não permitem que a criança se integre e participe da vida escolar regular, e se desenvolver dentro de seu potencial. Geralmente são escolas com perfis direcionados a certas síndromes e deficiências e têm a vantagem de trabalhar com metodologias específicas. “Muitas vezes, a escola especial é indicada por um certo período da vida escolar da criança para permitir o desenvolvimento de competências que possibilite o ingresso na escola regular de uma maneira que possa continuar seu desenvolvimento”, diz Vivian Lederman.

 

Para a especialista, o principal, tanto na instituição regular quanto na especial, é a troca entre escola e família. “É importante que os pais verifiquem as instalações da escola, a acessibilidade e a proposta pedagógica, avaliando assim as condições de receber seu filho de maneira adequada para lidar com qualquer dificuldade acadêmica que possa surgir”.

 

Sobre o CIAM

Em 1959 nascia o Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar (CIAM), uma sociedade brasileira sem fins lucrativos, de natureza educacional, cultural e filantrópica, foi fundado para prestar serviços a pessoas com deficiência intelectual definida como “funcionamento intelectual inferior à média populacional (QI <70) associado a limitações adaptativas que abrange muitas habilidades sociais cotidianas e práticas”.

O CIAM-Jaguaré promove e realiza projetos atendendo crianças, adolescentes até a idade adulta com deficiência intelectual e deficiências associadas, apoiando-os, bem como os seus familiares, do nascimento à maioridade, através de atendimentos de fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional até 4 anos de idade, e trabalhos em grupos com foco psicopedagógico e inclusivo para as crianças em idade escolar e adolescentes.

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