Informe — Colégio agrada e inspira ao fazer pinturas de carreiras profissionais com técnicas do Feng Shui nas salas de aula

Mãe to com dor de cabeça, não quero ir para a escola! Quem nunca ouviu ou disse uma frase assim?

Sabendo da importância de inspirar os alunos e recebê-los num ambiente agradável, o Colégio Joana D´arc inovou o visual das salas de aula e criou um ambiente equilibrado e acolhedor. No retorno das férias, os alunos foram surpreendidos com salas de aula em tons azuis e com desenhos inspirados nas escolhas profissionais.

Ana Cristina PomaricoAna Cristina Pomarico e Luiz CamiloLuiz Camilo

Ana Cristina Pomarico | Ana Cristina e Luiz Camilo em sala de aula | Luiz Camilo

O responsável pela renovação do visual foi o artista plástico Luiz Camilo. “Fiquei feliz ao saber do impacto que isso causou nos alunos e professores”, diz ele. “Mais ainda quando soube que os alunos fizeram uma turnê pela escola para ver o restante das obras finalizadas. Sinto-me honrado por dar uma pequena contribuição à instituição que é um referencial no ensino em São Paulo”.

Escolha da profissão: momento angustiante

Todos os jovens passam por momentos de ansiedade principalmente quando chega a hora de escolher a profissão para a vida inteira. Refletindo sobre como ajudá-los nisso, o colégio investiu no Feng Shui – uma técnica milenar chinesa de harmonização dos ambientes para levar paz, alegria e prosperidade ao ambiente da escola. Outra inovação interessante foi aproximar os jovens das opções de profissões, tornando assim sua escolha mais agradável. “Em cada sala, agora a gente se depara com imagens que lembram a biologia, veterinária, medicina, engenharia, jornalismo etc. As cores vão do azul escuro ao claro, algo bem sutil e agradável”, descreve Luiz Camilo.

A ideia surgiu quando a diretora do Colégio, Ana Cristina Pomarico, viu as obras do artista em um estabelecimento comercial da região e se interessou. “Procuramos ele com a proposta de criar um ambiente que ficasse agradável para os alunos, por isso o uso da cor azul claro, e, ao mesmo tempo, que motivasse os alunos a escolha de uma determinada profissão. Esse foi nosso objetivo”, explica a diretora.

Apoio pedagógico

Além dos benefícios no ambiente, a arte aplicada nas salas pode ser usada como apoio pedagógico. Uma forma de mostrar que ela pode se relacionar direta ou indiretamente às ciências exatas e humanas. Com isso, aos professores é possibilitado abordar com alunos temas relacionados à política, tecnologia, evolução, cidadania, preconceito, meio ambiente, sustentabilidade, aquecimento global, atualidade, cultura, arte, entre muitos outros.

Uma das salas que faz sucesso entre a garotada é a que a profissão de médico está desenhada na parede. “Desenhei para inspirar as crianças naquilo que elas gostariam de fazer no futuro”, diz o artista plástico.

Já é possível sentir a diferença do ambiente no colégio.
Além das paredes ficarem mais bonitas, o projeto motivou alunos, professores e demais funcionários. As cores e as pinturas aproximaram os jovens da escola e fizeram com que esse momento da escolha da profissão, que é difícil para a maioria, se tornasse algo mais natural.

Colégio Joana Darc
Ensino Infantil, Fundamental e Médio