Informe — Qualidade também nas aulas extras

O Brasil passa hoje por uma grande mudança na Educação Infantil, pois este segmento passou a ser valorizado e considerado por muitos educadores como o melhor momento para a aprendizagem e desenvolvimento do ser humano.

Por causa disso, escolas se empenham e traçam metas para oferecer um trabalho de mais qualidade. Coordenações pedagógicas, diretores e professores pesquisam e buscam novas tendências, pois a criança de hoje também está mudando e esperamos profissionais mais qualificados para atendê-la. Mas será que essas novas tendências chegaram às aulas extras, como inglês, capoeira, música, natação e informática? Infelizmente, a resposta é não. Para muitos pais a qualidade dessas aulas não faz diferença. A cobrança maior está no conteúdo aplicado ao projeto pedagógico dentro do currículo. Mas todo este trabalho de excelência também pode (e deve) ser levado às aulas extracurriculares.

Material diversificado e abordagem adequada, bons e bem treinados profissionais e estimulação em várias áreas são fundamentais para que esta mudança ocorra também nestas aulas e realmente transforme a Educação Infantil como um todo. E é importante conscientizar as famílias da importância desta mudança e dos benefícios que elas trazem às suas crianças. Há, em alguns países, cursos para pais com intuito de mostrar esta nova maneira de educar. A boa notícia é que no Brasil também já encontramos escolas que oferecem palestras para pais interessados em contribuir e aprender, comprometendo-se profundamente na educação de seus filhos. Hoje há uma grande diferença entre cuidar e educar e uma certeza maior de que a ação dos pais e dos educadores irá influenciar a vida escolar e adulta do educando.

Portanto, a responsabilidade dos diretores, pais e educadores é perceber que é necessário diversificar e valorizar todas as atividades oferecidas e explorá-las de forma consciente, estimulando os tipos de inteligência em cada criança de forma lúdica e motivante. Certamente este é o melhor caminho para exercermos com louvor nosso papel de educadores, com uma visão clara de que o que fizermos para nossas crianças hoje, é o que elas serão no futuro.

Teresa Catta-Preta
www.learningfun.com.br