Inovações curriculares no ensino fundamental

Oficina do Livro Ilustrado incentiva literatura e produção gráfica no Oswald de Andrade

Projeto focaliza técnicas e exercícios de narrativa ilustrada com base em textos de Neruda, Arnaldo Antunes e Leonilson; aluno participante produzirá obra individual no segundo semestre

Muito se debate nos dias de hoje sobre a necessidade de repensar currículos e rotinas de alunos. No colégio paulistano Oswald de Andrade essa discussão resultou no desenvolvimento de práticas que estão interferindo nas formas convencionais de aprendizagem, como o curso Oficinas. Foco de um entre 12 temas abordados na proposta, a Oficina Criando um Livro Ilustrado, Suas Letras, Seus Traços, empolga alunos do 7º ao 9º do fundamental, bem como a orientadora Cynthia Gyuru.

Pelo projeto, cada aluno participante tem como objetivo desenvolver um livro ilustrado. “A ideia é experimentar no primeiro semestre diversas técnicas e exercícios de narrativa ilustrada, para no segundo semestre o aluno focar no livro dele”, assinala Cynthia, artista plástica, ilustradora e ex-aluna do colégio.

De acordo com ela, os alunos já trabalharam com desenho cego, colagem, desenho de observação com interferências de colagens, aquarela e narrativas a partir de ‘trava-línguas’, frases e obras como o “Livro das Perguntas”, do autor chileno Pablo Neruda. Textos dos poetas concretos Arnaldo Antunes e Leonilson também fazem parte do programa da oficina.

“Não é preciso saber desenhar, ao contrário do que muitos pensam inicialmente. A ideia é fazê-los experimentar diferentes técnicas, levá-los a descobrir com quais delas mais se identificam e incentivá-los a chegar o mais perto possível do significado de um texto através da imagem”, resume a orientadora.

(No link a seguir, mais informações sobre a oficina:

A aluna Nina Goulios, do 9º ano, aprova a iniciativa da Oficina do Livro Ilustrado. “É aquela aula que me deixa ansiosa a semana inteira. Atualmente estamos trabalhando com um pequeno livrinho de dobraduras, cujo objetivo é fazer desenhos focados nas palavras. É bem diferente das outras aulas, estou amando”, resume.

Realizado todas as sextas-feiras, o projeto Oficinas do Oswald de Andrade contempla também metodologias de laboratório ligadas a áreas como cinema, engenharia, gastronomia, jornalismo, design, moda e outras.

De acordo com o coordenador de comunicação do colégio, André Meller, além de motivar o estudante a perseguir o conhecimento numa área de interesse específica, a iniciativa contribui para orientar a busca por um modelo de escola que propicie a alunos e professores a diversidade de experiências.

“A implantação desse projeto ajudou ainda a alimentar o debate em torno do trabalho do professor e do papel dos alunos frente ao surgimento de novas tecnologias e ferramentas de comunicação”, finaliza Meller.

Sobre o Colégio Oswald de Andrade

Fundado na segunda metade da década de 1970, o Colégio Oswald de Andrade está desde sua origem associado à inovação. Valorizamos o exercício da inovação especialmente na forma como entendemos e praticamos o ensino desde a educação infantil até o ensino médio. Nos dedicamos todos os dias a formar alunos bem instrumentalizados, éticos e plenamente aptos a escolher diferentes caminhos na formação acadêmica e profissional.