Inscrições de projetos pedagógicos no Câmara Mirim 2015 já estão abertas

Professores autores das seis melhores propostas poderão trazer alunos ao Plenário da Câmara dos Deputados

Estão abertas, até o dia 30 de abril, as inscrições de projetos pedagógicos no Câmara Mirim 2015, programa da Câmara dos Deputados que oferece aos alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental a experiência de ser deputado por um dia. Promovido pelo Plenarinho – portal infantil da Câmara –, o Câmara Mirim simula uma sessão do plenário, na qual os estudantes apresentam, debatem e votam três projetos de lei previamente selecionados.

Podem participar da seleção professores do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental em escola pública ou particular, e que tenham diploma de graduação em nível superior. O projeto pedagógico deve levar em conta os princípios gerais que norteiam o programa, como democracia, escolha de um representante, respeito à decisão da maioria, importância das leis, como elas são feitas e seu impacto na vida das pessoas.

O professor deve enviar um texto explicitando sua proposta de trabalho do tema em seu ambiente escolar. Os projetos pedagógicos serão analisados segundo os critérios de adequação ao tema; adequação aos princípios do Câmara Mirim; correção ortográfica e gramática; criatividade e aplicabilidade da proposta. Serão selecionados os seis melhores projetos. Os professores selecionados terão o direito de trazer até 40 alunos para o Câmara Mirim, que será realizado em outubro na Câmara dos Deputados. As despesas, porém, devem correr por conta dos próprios participantes.

Missão pedagógica

Os professores participantes do Câmara Mirim serão convidados do Plenarinho para participar de outro programa institucional ligado à educação para a cidadania, o Missão Pedagógica no Parlamento. Eles poderão participar do curso Educação para a Democracia e o Parlamento. O programa contará com um módulo on-line, de 25 de maio a 28 de junho. Os professores também participarão do módulo presencial, em Brasília, de 31 de agosto a 4 de setembro. Nesse caso, a Câmara dos Deputados oferecerá deslocamento, alimentação e hospedagem aos participantes.

As inscrições de projetos pedagógicos no Câmara Mirim podem ser feitas pelo endereço http://www.plenarinho.leg.br/camaramirim/2015 .