Inteligência Artificial: Interação e personalização no processo educacional

Nos últimos anos, as discussões sobre a inserção tecnológica nas escolas cresceram de forma significativa. Desde o final de 2022, as discussões sobre a Inteligência Artificial (IA), especificamente, reascenderam em variados setores, inclusive na educação. De acordo com uma pesquisa recente do Google, realizada em parceria com o Educa Insights, 70% das/os estudantes brasileiras/os conhecem/já ouviram falar de IA; e três em cada dez já utilizaram ferramentas de Inteligência Artificial para revisão de texto.

Jorge Silva de Andrade, CEO de uma startup que desenvolveu uma IA treinada para corrigir redações no estilo do ENEM e de vestibulares, avalia que as discussões sobre a inserção de IA no contexto educacional são demasiado simples, e não contemplam reflexões de como a IA pode ser trabalhada em sala de aula, como uma ferramenta que auxilie educadores/as no processo de ensino-aprendizagem.

“Devemos compreender que tanto a IA, quanto qualquer tecnologia, jamais será capaz de substituir o ser humano na sua completude”, destaca Andrade. “Por esse motivo, não devemos combater a tecnologia em sala de aula, mas nos apropriarmos dela através de artifícios que são essencialmente humanos, como a criatividade, proatividade, consciência, dentre outras habilidades HUMANAS”, complementa.

Estreitando o olhar sobre os benefícios da utilização da IA em sala de aula, o CEO ressalta que o principal ganho é a possibilidade de personalizar a educação a partir das necessidades de cada estudante. “A Inteligência Artificial tem o potencial de ser uma aliada poderosa na educação. A IA pode ser utilizada para oferecer uma experiência de ensino mais rica e adaptada às necessidades individuais dos alunos, algo que os métodos tradicionais nem sempre conseguem alcançar”, reflete.

“A IA pode ser utilizada para avaliar o progresso no desempenho dos estudantes, a partir da análise das evidências de aprendizagem, geradas e registradas no dia a dia.  Pode apoiar na acessibilidade e inclusão de estudantes. Pode otimizar o tempo dos docentes, proporcionando maior autonomia para o planejamento de aulas, a partir dos dados e necessidades específicas da turma, bem como pode ser um importante aliado no processo de pesquisa e desenvolvimento da autonomia discente, ao ser utilizada em trabalhos, projetos e pesquisas”, destaca o CEO.

Para uma inserção eficiente da IA e uma utilização intencional que propicie experiências enriquecedoras e interativas no cotidiano escolar, é necessário oferecer treinamentos e capacitação digital aos professores e às professoras, para que a IA seja uma ferramenta eficaz e facilitadora no processo educacional. “Nesse contexto, é fundamental compreender como uma IA processa as nossas mensagens, quais as suas possibilidades de resposta, como essas respostas podem ser problematizadas, e em quais contextos podemos aplicar a IA sem comprometer um processo cognitivo importante”, destaca Andrade. (RP)

Saiba mais:
Jorge Silva de Andrade – [email protected]