Intensificar o aprendizado de inglês nas férias é opção para estudantes

Com mais de 700 vídeo aulas gratuitas de três minutos, o Você Aprende Agora é um curso online gratuito que possui metodologia própria para o ensino do nível básico ao avançado

Já é mais do que sabido que o inglês ensinado no período escolar não é tão satisfatório para um aprendizado aprofundado e que o mercado de trabalho está cada vez mais rigoroso com as exigências da segunda língua. Além disso, quanto mais cedo o outro idioma é aprendido, de verdade, melhor será a desenvoltura quando a performance for realmente requisitada. Como uma maneira diferente de aprender, de fato, uma nova língua, o Você Aprende Agora (www.voceaprendeagora.com) pode ser um aliado para o aprendizado dos estudantes que estão com maior tempo livre durante as férias escolares.

A plataforma online se propõe a ensinar inglês de forma rápida e eficiente e também dá acesso a quem não pode pagar pelo serviço. Hoje, com mais de 700 vídeo aulas com cerca de três minutos de duração cada, o curso completo requer o investimento de aproximadamente 120 horas. Esse tempo, em comparação com os métodos de ensino tradicionais, que demandam de três até seis anos, poupa muitas horas e dias que podem ser dedicados a outras atividades, além da economia de tempo e dinheiro com matrícula, material, mensalidade, deslocamento até a escola etc.

Desenvolvida pelo professor Felipe Dib, a metodologia de ensino rápido tem como referência teórica a Cambridge University. O aluno deve dedicar dez minutos a cada lição. Primeiro, ele assiste e entende o conteúdo. Depois, escreve o que aparece na tela durante as explicações. E, por fim, repete tudo o que ouviu em inglês e responde as perguntas da aula que são corrigidas na hora. Com isso, as quatro habilidades (escuta, fala, escrita e leitura) necessárias são estimuladas e a fixação do conteúdo se torna maior.

O acesso a todo material, do nível básico ao fluente, é gratuito. É possível assistir os conteúdos em uma sequência já programada ou procurar por temas específicos, o que também torna a ferramenta útil para aqueles que já dominam a língua, mas precisam de um reforço específico em modal verbs ou prepositions, por exemplo. Além disso, no canal do Você Aprende Agora no Youtube (www.youtube.com/VoceAprendeAgora) existem vídeos extras com dicas e bate-papos descontraídos que Felipe Dib faz para abordar outros assuntos ligados a língua inglesa.

Para aqueles que desejam ir além e praticar o idioma com exercícios específicos, ter aulas particulares à distância com o próprio Felipe ou um certificado de aprendizagem do Institute of Education (empresa responsável pelo Você Aprende Agora), a opção é aderir a uma das assinaturas com conteúdo ilimitado que variam de R$79 a R$99, ou comprar os créditos avulsos para tirar dúvidas ou se preparar para algo mais específico, como uma prova, por exemplo. Para estimular que os alunos se envolvam com o aprendizado e não desistam com o tempo, a plataforma foi construída com recursos de gamificação e sob o conceito de edutainment, que une educação com entretenimento. Com isso, ao assistir as aulas até o fim e realizar as atividades propostas, o usuário recebe pontos que o classificam dentro de um ranking de desempenho.

“O aluno só precisa de um computador, conexão com a internet, papel, caneta e dedicação para seguir a metodologia, pois a plataforma oferece tudo o que ele precisa para terminar o curso, ser fluente na língua e não depender apenas do inglês ensinado no colégio para o futuro”, destaca Dib.

Prova de que a metodologia realmente agrada quem assiste, o Você Aprende Agora celebra mais de 12 milhões de aulas lecionadas para alunos em 181 países e conta desde 2014 com uma versão feita para falantes de espanhol que querem aprender o inglês: o Tú Aprendes Ahora (www.tuaprendesahora.com), que já tem alunos em mais de 50 países e é usado pelo sistema público de educação no Uruguai, Venezuela, Paraguai e República Dominicana.

Além disso, em 2014, a startup foi convidada pelo Fórum Econômico Mundial para colaborar com os Objetivos do Milênio da ONU e selecionada para ir à China para o Encontro Anual dos Novos Campeões. “O meu plano para o futuro é conseguir implementar o Você Aprende Agora na rede pública de ensino no Brasil e a meta é expandir para Rússia, Índia e China. A ideia é conseguir atingir o maior número de pessoas possível e mudar suas vidas para melhor”, completa o professor.