Laboratórios – Móveis

Matéria publicada na edição 04 | Maio 2005 – ver na edição online

O toque final

Os laboratórios de Química, Biologia e Física devem contar com móveis apropriados para o espaço e que recebam, confortavelmente, o número de alunos previsto pela escola. Normalmente, as bancadas são confeccionadas em granito com três milímetros de espessura, para que o material tenha maior resistência. Outra opção é o laminado melamínico com cantos arredondados. Sob as bancadas, os móveis devem ser construídos em compensado naval, mais resistente ao contato com a água. Para evitar que o móvel receba umidade do piso, é indicada a colocação de um rodapé de granito.
Para armazenar pequenos acessórios, pode-se projetar nos módulos gavetas com corrediças metálicas, que correm com suavidade. Nos armários altos, portas com vidros são recomendadas, para que professor e alunos encontrem os materiais (especialmente vidrarias) com maior facilidade. Nas bancadas, os metais devem ser em latão cromado e as cubas, de aço inoxidável, para evitar corrosão no contato com produtos químicos.
As cores dos revestimentos escolhidos (piso, laminados dos móveis e granitos) costuma acompanhar as cores da escola. Normalmente, empresas especializadas em montagem de laboratórios fazem um projeto sob medida para cada escola, com a distribuição de bancadas e móveis no espaço disponível. Algumas cuidam tanto da parte civil da obra – como instalações das redes hidráulica, elétrica e gás, colocação de pisos e pintura -, como do acabamento (instalação de móveis e equipamentos específicos, como capela, chuveiro de emergência e lava-olhos).

Na próxima edição, leia dicas sobre Elevador – Manutenção