Literatura e superação: Alexandre Raizer, escritor da RSE

Com histórias de superação e cheias de bons valores, o escritor mirim do Instituto Maria Auxiliadora de Goiânia-GO, Alexandre Raizer, de 9 anos, faz sucesso nacionalmente com seus livros.

A ideia de escrever livros surgiu de uma forma inusitada. A família estava reunida na varanda de casa, quando a pequena Rafaela reclamou dos seus óculos. Com frequência, ela os deixava na escola. Não queria usá-los. “Mamãe, papai, não existe nenhuma princesa Disney que usa óculos”, dizia. Neste momento, o seu irmão mais velho, Alexandre Raizer Landim Silva, levantou da mesa e correu para o escritório da casa, dizendo que resolveria o problema da irmã. Sua solução: escrever um livro. Percebendo que o mundo das histórias infantis não tinha mesmo heroínas com problemas de vista, ele criou a fábula “A princesa que usa óculos”.

Esse foi o primeiro dos seis livros do autor mirim Alexandre Raizer, aluno do 4º ano do Instituto Maria Auxiliadora, unidade da Rede Salesiana de Escolas em Goiânia-GO. Escrita quando ele tinha apenas 7 anos, a obra ganhou repercussão nacional e hoje ajuda muitas crianças a aceitar e descobrir a importância dos óculos. Alexandre, aliás, adora criar livros para ajudar as pessoas a superar desafios. “Minhas histórias na maioria das vezes são criadas a partir de algum acontecimento ou para ajudar meus amigos”, afirma.

Incentivo da família e da escola

O sucesso de “A princesa que usa óculos” é fruto também do entusiasmo dos pais, Eugênio César da Silva e Luciana Raizer, e da contribuição da escola salesiana. Alexandre escreveu o livro em papel A4. Após a conclusão, os pais se surpreenderam com a criatividade da história e montaram com o filho um livro caseiro, para ser apresentado na escola. “Fiquei surpresa com o título e procurei incentivá-lo e orientá-lo na continuidade de sua ideia. Vários rascunhos foram e voltaram, até que, poucos dias depois, Alexandre chegou à escola com sua primeira versão do livro já digitado e escaneado pelos pais, que sem dúvida foram grandes parceiros e incentivadores”, relata a educadora do IMA, Fernanda Barbosa.

Os pais registraram o livro na Biblioteca Nacional e tentaram espaço na mídia. A história repercutiu nas redes sociais, teve divulgação no Brasil e no exterior. Alexandre e seu livro foram notícia em jornais televisivos e revistas de circulação nacional, como Seleções e Pais e Filhos. O aluno esteve no programa Encontro, de Fátima Bernardes, e ficou conhecido nacionalmente. Logo a maior casa editorial do Estado de Goiás, a Editora Kelpes, resolveu publicar o livro. Hoje, Alexandre já tem quatro livros no catálogo da editora, ilustrados por ele mesmo, e outros dois em vias de publicação. Em atividade intensa, ele continua divulgando seus livros em eventos literários e faz palestras em outras escolas sobre a importância da leitura.

O autor na escola

Alexandre está no IMA desde o maternal. Nas atividades do colégio, especialmente nos projetos literários, os educadores e os pais viram seu talento amadurecer. No ano de 2013, o IMA deu início ao projeto Ciranda dos Livros, com o objetivo de estimular o hábito de leitura e escrita, além de ampliar o vocabulário das crianças. “Durante o desenvolvimento deste projeto, Alexandre foi demonstrando interesse em relação aos autores, ilustrações e texto de cada obra. Ficava ansioso para que o rodízio dos livros acontecesse, para conhecer novas histórias”, conta a professora Fernanda.

A importância do projeto na formação do escritor é hoje reconhecida por Alexandre e sua família, motivo de satisfação para o IMA. “Temos orgulho de saber que este projeto contribuiu para o despertar deste autor e temos a certeza de que podemos continuar ‘semeando’ em nosso ambiente escolar novos autores, ilustradores, médicos, professores, profissionais que levarão consigo os valores salesianos vivenciados cotidianamente em nossas instituições”, ressalta Fernanda. Agora o projeto Ciranda dos Livros completa um ciclo interessante, adotando para leitura os livros de Alexandre. “Ver esse talento florescer no IMA é um presente e poder compartilhá-lo com toda a Rede Salesiana de Escolas, uma alegria”, conclui a diretora pedagógica do IMA, Raquel Sampaio.

Veja outras matérias da Rede Salesiana de Escolas no site:

www.rse.org.br/rse-informa

A Rede Salesiana de Escolas

A educação salesiana está presente no Brasil há 130 anos e se caracteriza por uma pedagogia baseada no amor, na ciência e na espiritualidade. Em 2001, começou a se concretizar a proposta de uma rede de ensino que pudesse unir as dezenas de escolas que compartilhavam dessa concepção pedagógica-pastoral em torno de um projeto conjunto e inovador.

Hoje, a Rede Salesiana de Escolas (RSE) é a maior rede católica de ensino das Américas: congrega cerca de 5 mil educadores e 85 mil alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, em mais de cem instituições de ensino em todo o país. A RSE possui material didático próprio, elaborado de acordo com seus princípios educacionais. Mais do que um sistema de ensino, entretanto, o que se destaca na RSE é um projeto pedagógico-pastoral que funciona realmente em Rede e que envolve todas as escolas com o objetivo de formar cidadãos capazes de compreender criticamente a sociedade em que vivem e de agir sobre ela.