fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Livro e quebra-cabeça digitais contam ao público infantil o caminho da lâmpada usada, do descarte à reciclagem

Reciclus investe em atividades lúdicas para engajar o consumidor do futuro sobre a importância da logística reversa para a proteção do meio ambiente

A fim de sensibilizar as crianças sobre a educação ambiental, a Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa), organização sem fins lucrativos responsável pela gestão da logística reversa de lâmpadas no país, fez uma parceria com a Escola Games, o maior portal de jogos educativos do Brasil, para criar o livro digital “Amigos do Meio Ambiente” e o quebra-cabeças digital “O caminho da lâmpada”.

Uma lâmpada que queima e deixa o quarto no escuro, interrompendo a brincadeira é o ponto de partida do livro “Amigos do Meio Ambiente”, escrito por Bob Green e ilustrado por Jarbas Domingos, que oferece a opção de ser lido pela própria criança ou ouvido. O livro conta a história de um menino que acompanha o pai até a loja de material de construção para comprar lâmpadas, e fica conhecendo as de led, que são mais econômicas, eficientes e amigas do meio ambiente, pois não contêm mercúrio. Depois de trocar todas as lâmpadas da casa, a família vai ao supermercado e as descarta em um coletor Reciclus.

Já o quebra-cabeças digital “O caminho da lâmpada”, desenvolvido para crianças de 6 a 9 anos de idade, é dividido em oito telas, que falam sobre a importância das lâmpadas nas nossas vidas, o perigo de descartá-las na natureza, em razão do mercúrio, e como fazer o descarte correto, utilizando os coletores Reciclus. A atividade aborda também a coleta seletiva e o cuidado necessário para se buscar um coletor específico para as lâmpadas usadas. O quebra-cabeças mostra ainda a separação dos materiais no processo de reciclagem das lâmpadas, assim como o reaproveitamento de parte dos resíduos, que voltam a ser usados pela indústria. Dessa forma, não são retiradas mais matérias-primas da natureza. Por fim, é destacada a responsabilidade de todos na preservação da natureza e na reciclagem do máximo possível de materiais.

Com mais de 115 atividades lúdicas gratuitas disponíveis no portal e uma média de 500 mil visitantes únicos por mês, o foco do Escola Games é o aluno do ensino fundamental. “Quem incentiva as crianças a usarem o site são os professores, que utilizam as atividades em sala de aula e como tarefa de casa. O material tem desenhos lúdicos, áudio e locuções, além de passar pelo crivo de pedagogos, e pode ser acessado por computadores, tablets e celulares”, afirma Leopoldo Xavier, gerente de projetos da Escola Games.

PARCERIA

A parceria com a Escola Games amplia as ações educativas da Reciclus voltadas aos consumidores do futuro. Recentemente, a Associação lançou o programa Reciclus na Escola, com o objetivo de oferecer gratuitamente materiais educativos sobre a importância de reciclar lâmpadas para escolas de ensino fundamental e/ou médio, públicas e privadas.

Inicialmente, o foco do programa será digital, disponibilizando vídeo aula e material de apoio com exercícios para que o professor utilize em sala de aula – um voltado aos alunos do ensino fundamental e outro para alunos do ensino médio. Ao ministrar as aulas utilizando esses conteúdos, a escola receberá um selo e um certificado. A equipe da Reciclus está disponível também para ações de conscientização nas próprias escolas, mediante agendamento.

Para ter acesso aos vídeos é necessário entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (Whatsapp): (11) 5199-8303, e assinar um Termo de Cooperação, que garante que o conteúdo será ministrado e a propriedade intelectual do material será preservada. 

Nessa primeira fase, a Reciclus conta com a parceria do professor Samuel Cunha, um dos maiores youtubers de Biologia da atualidade. Samuel é biólogo e mestre em Parasitologia. É responsável atualmente pelo canal no Youtube “Biologia com Samuel Cunha”, onde contribui para a formação de estudantes de todo o país, com mais de 550 mil inscritos e 25 milhões de visualizações, trazendo conteúdos gratuitos e exclusivos sobre Biologia.

Dentro do programa Reciclus na Escola, a ideia da Associação é expandir as ações, com a criação de outros materiais exclusivos, voltados a educadores, que serão lançados em breve, como história em quadrinhos, livro de colorir, cartilha de educação ambiental, entre outros.

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados