Manutenção predial: Gestão de manutenção

A infraestrutura escolar agrega, em sua extensa e complexa constituição, espaços e funcionalidades que, atreladas, permitem o conforto físico e psicológico, o bem-estar de todos e todas que transitam diariamente na escola, além de influenciar diretamente no rendimento da aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, viabilizar a manutenção predial impacta tanto na segurança das pessoas, na valorização do patrimônio, como também no âmbito pedagógico.

Para garantir um convívio tranquilo e seguro para alunos, alunas e funcionários, a visitação técnica periódica, bem como a observação de áreas ou instalações que precisam de reparos corretivos ou consertos rotineiros, devem existir com frequência.

No plano técnico, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) destaca a NBR 5674:2012 como um manual de procedimentos que podem ser utilizados para o sistema de gestão de manutenção dos edifícios. Nessa norma, temas como responsabilidade, sistema de manutenção, documentação básica de registros, previsão orçamentária, planejamento do serviço de manutenção, contratação do serviço de terceiros e controle dos serviços de manutenção surgem como requisitos básicos para a realização direta ou indireta de todas as atividades produtivas com foco no suporte físico.

Andrea Cristina Klüppel Munhoz Soares, presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape/SP), afirma que a “manutenção da edificação, que tem como foco a segurança dos usuários, deve ser realizada para conservar ou recuperar a sua capacidade funcional e de seus sistemas constituintes, e por consequência o aumento da vida útil da edificação. A gestão de manutenção deve prever infraestrutura material, técnica, financeira e de recursos humanos, capazes de atender aos diferentes tipos de manutenções necessárias: rotina, corretiva ou preventiva”.

De acordo com Andrea, áreas com maior circulação de estudantes, como salas de aula e quadras poliesportivas, por exemplo, demandam maior atenção para reparos e manutenções. E o período indicado para planejamento das obras e reparos são os meses de férias escolares. “A manutenção preventiva e de rotina deve ocorrer, preferencialmente, no período de férias, para evitar eventual risco de acidente. Já a manutenção corretiva deve ser analisada caso a caso. No caso de vazamento de uma tubulação, por exemplo, esta deve ser reparada imediatamente”.

Sobre a escolha de empresas terceirizadas e especializadas para a realização de serviços de manutenção, Andrea destaca que as empresas contratadas devem fornecer orçamentos seguindo as recomendações da ABNT NBR 5674:2012 com: escopo dos serviços ou objeto; descrição de cada atividade, com os respectivos prazos; especificações técnicas de execução e de manutenção futura, desenhos, cálculos ou projetos, quando aplicável; condições comerciais, valor, forma de pagamento e validade da proposta; responsabilidades legais e obrigações de cada parte, incluindo o atendimento à legislação pertinente quanto à segurança do trabalho; indicação do responsável técnico pela atividade, quando aplicável; garantias e exclusões; e previsão de seguros. (RP)

Saiba mais:
Andrea Cristina Klüppel Munhoz Soares – [email protected]