Fique de Olho — Manutenção Predial: Programe-se e assegure a vida útil das edificações

Reparos periódicos na pintura de fachadas e paredes, nas coberturas, pisos e revestimentos, instalações elétricas e hidráulicas, em vedações de lajes, vigas e pilares, entre outros, são indispensáveis para manter a vida útil de qualquer edificação, necessidade da qual as escolas não escapam. Pelo contrário, a manutenção predial é um setor que deve ser muito bem planejado pelas instituições de ensino, já que, em boa parte do ano, são crianças e adolescentes os usuários que mais circulam pelos seus espaços físicos.

Neste Fique de Olho, confira o perfil de duas empresas de engenharia que oferecem serviço especializado e de qualidade, com custos acessíveis e bons resultados.

ANFAB

A Anfab oferece manutenção e reforma em geral para edificações, instalações elétricas e hidráulicas, além de pintura. A empresa, que atua no mercado desde 1977, dispõe de atendimento imediato, materiais e mão de obra de primeira linha, conforme destaca o diretor Anderson Perossi. “O diferencial da Anfab é sua capacidade de realizar desde mínimas intervenções a grandes obras com responsabilidade, com profissionais extremamente qualificados e garantia dos nossos serviços”, destaca o empresário.

Para diagnosticar os itens que necessitam de manutenção nas escolas, a Anfab, promove, inicialmente, uma vistoria da aparência do prédio, sendo observados quesitos como rachadura em paredes e vestígios de infiltração. Também é verificada a data da última manutenção, a qual deveria ser sempre preventiva, recomenda Perossi. “O ideal é fazer manutenção mensalmente. Com isso, há menores custos e riscos de acidentes”, avalia. Ele diz também que uns dos problemas mais comuns em escolas é o vandalismo, como pichações, estragos em vidros e peças sanitárias, sendo indispensável a presença de uma equipe especializada para realizar as reformas.

A Anfab atua na manutenção tanto de escolas antigas quanto mais novas. Nos prédios mais velhos, os problemas mais comuns se localizam geralmente na área hidráulica e elétrica. “O que destaco é a estrutura do prédio que, novo ou velho, deve ser boa. Isso evita problemas maiores.” Por isso, a empresa realiza manutenção a preços acessíveis e com qualidade, destaca Perossi. A Anfab atende em São Paulo e na Grande São Paulo.

Fale com a Anfab:
11 2203 – 3494 /2261-3170

LUVI ENGENHARIA
Desde 1991, a Luvi Engenharia presta serviços na área de construção civil e, entre outras, está principalmente voltada a reformas e manutenção preventiva e corretiva, com destaque para impermeabilizações, instalações elétricas e hidráulicas, pinturas e demais serviços. De acordo com o engenheiro e diretor Ricardo Romano, os problemas mais comuns em escolas estão ligados à precariedade nas instalações elétricas e hidráulicas, impermeabilizações vencidas ou mal executadas, além de pinturas deterioradas. Segundo ele, as necessidades de manutenção são identificadas por meio de visita técnica que a Luvi Engenharia costuma fazer ao local. Mas o engenheiro recomenda aos mantenedores realizar manutenção preventiva, como forma de manter as instalações em boas condições, com um trabalho detalhado e a custos menores.

Nas edificações antigas, a falta de manutenção preventiva acaba gerando, por exemplo, a deterioração das estruturas de concreto. E mesmo as novas não estão isentas de registrarem fissuras, infiltrações, trincas, entre outros, decorrentes do “desrespeito aos projetos, de má execução e vícios de construção”, alerta. Ricardo Romano destaca que a Luvi Engenharia apresenta novidades em produtos de melhor rendimento e qualidade. “Estamos habilitados a atender, com profissionais capacitados, às necessidades das edificações escolares em relação ao uso e otimização do equipamento existente”, conclui o diretor.

Fale com a Luvi Engenharia:
11 3771 – 3001/3002
www.luviengenharia.com.br