Marketing para o período de matrículas deve ser reforçado

Se aproxima um momento crucial para as escolas, o de matrículas e rematrículas. Especialmente após um período de crises, com sinais de melhora na economia, é importante traçar estratégias para captar clientes.

Nesse sentido o marketing assume papel central, mas frente ao panorama atual, o investimento precisa ser enxuto e assertivo. Pela experiência em minhas empresas, acredito que este assunto deve ser tratado como prioridade.

É importante que a instituição de ensino conte com profissionais experientes, com referência de mercado, pois não se pode trabalhar com base no “achismo” nas ferramentas da moda e de forma desordenada. Assim estará no caminho para gastar muito dinheiro e ter pouco retorno, mantendo ou piorando a situação atual da escola.

Para conhecer a forma mais adequada de investir em marketing, é importante se atentar ao seu público-alvo. Por mais que se acredite conhecer, é importante entender quem são, como vivem, o que gostam de fazer e pelo que se interessam. Assim, poderá definir melhor a mensagem que será passada e as mídias mais assertivas para divulgar seus serviços.

Lembrando que neste processo é importante buscar a fidelização dos alunos já matriculados, considerando que a disputa entre instituições é acirrada. É importante mostrar diferenciais no ensino, no que está investindo para formar melhores adultos no futuro e beneficar a sociedade como um todo.

Ao analisar os números, para saber se o valor investido em marketing está dando o resultado esperado, é preciso fazer uma análise aprofundada do retorno sobre o investimento (ROI). Este termo indica o quanto cada centavo resulta em negócios.

É importante saber que há duas formas de retorno: o mensurável, que pode ser reconhecido diretamente em negócios, e o não mensurável, como o estabelecimento da marca enquanto referência no mercado, por exemplo. Ambos são resultados de um investimento assertivo em marketing.

Portanto invista, mas de forma profissional. É preciso tempo, disposição e inteligência para colher bons resultados.

Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.