Matemática: a vilã número um das crianças

Temida por muitos, a matemática traz inúmeros benefícios, como raciocínio lógico e veloz, mas é preciso ser inserida desde cedo, respeitando o ritmo de aprendizado de cada criança

Detestada por uns e amada por outros, a matemática traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento das crianças e deve ser inserida desde cedo na vida delas. A disciplina é tão importante que até ganhou uma data em sua homenagem, 06 de maio – o Dia Nacional da Matemática.

A diretora e coordenadora pedagógica do Colégio Itatiaia, Adriana Iassuda, explica que todo esse pavor que os estudantes têm pode ter uma causa específica, já que todos têm capacidade de aprender a matéria, porém cada um no seu ritmo. “Algumas crianças têm mais facilidade, já outras se desenvolvem melhor em disciplinas como o português e, para estas em específico, não é recomendado forçar o estudo, pois pode gerar uma aversão e o resultado ser contrário ao que se esperava”, explica.

Além de apresentar um raciocínio mais veloz, as crianças que procuram potencializar seus estudos na matemática, assimilam melhor as coisas à sua volta, desenvolvem a lógica, tornam-se mais organizadas, têm menos dificuldades em outras áreas do saber e aprimoram diversas outras habilidades.

De acordo com a diretora, é importante que a matemática seja inserida desde cedo para que haja um desenvolvimento linear, sem que os processos necessários para seu aprendizado sejam interrompidos.

Claro que a maneira como a disciplina é inserida nas escolas também influencia em seu aprendizado e quanto mais for ensinada de maneira lúdica e divertida, mais facilmente será compreendida pelas crianças.

Além das atividades em sala de aula, existem diversas maneiras de estimular seu aprendizado. Os pais e familiares podem ensinar brincando, por meio de jogos e brincadeiras. Eles também devem estimular a criança a contar em atividades corriqueiras, como no momento de pagar as contas, perguntar para a criança em qual momento ela estará economizando ou se há dinheiro suficiente para fazer a compra. Outra maneira são os jogos que desenvolvem o raciocínio lógico e rápido, como o xadrez, damas, cartas, entre outros.

“Temos que tirar de nossas cabeças e de nossas crianças que a matemática é uma vilã e nasceu para atrapalhar, mas que muito pelo contrário, seus benefícios podem ser comprovados no dia a dia”, conclui Adriana.

Sobre o Colégio Itatiaia

Com 34 anos de referência em ensino de qualidade, desde o berçário até o Ensino Fundamental, o Colégio Itatiaia oferece, por meio de um método de ensino inovador, aprendizado especializado aos seus alunos. Além da grade curricular, um dos grandes diferenciais é o curso bilíngue voltado para língua e cultura japonesa. O curso também oferece a possibilidade de crianças japonesas aprenderem português.

O Colégio Itatiaia conta com professores experientes e capacitados para que os objetivos pedagógicos sejam cumpridos, respeitando cada aluno como indivíduo único, estimulando assim suas habilidades e competências para que eles se tornem pessoas capazes, independentes, empreendedoras, seguras e felizes. Para mais informações acesse o site www.colegioitatiaia.com.br