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Guia para Gestores de Escolas

Matrículas e rematrículas: atendimento personalizado, diferenciais pedagógicos, comunicação assertiva e estratégias de marketing

Por Rafael Pinheiro / Fotos Divulgação

Anualmente, a partir da metade do segundo semestre, notamos um movimento nas escolas: o desenvolvimento de estratégias e atividades específicas com o intuito de captar novos alunos, bem como traçar caminhos para manter a fidelização de alunos que já estão matriculados na escola com foco na rematrícula para o ano seguinte. Assim, é de suma importância trilhar caminhos e estabelecer estratégias no interior da gestão escolar para efetivar as matrículas para o próximo ano letivo

Diante do atual cenário pandêmico (que ainda) atravessamos, é de extrema importância que gestores/as escolares observem algumas características nesse período de matrículas/rematrículas. De modo geral, oferecer um atendimento personalizado, investir em postagens nas redes sociais e em plataformas digitais, disponibilizar visitas pessoais na instituição, se atentar às estratégias de marketing e comunicação eficazes, apresentar a estrutura do currículo pedagógico e os diferenciais oferecidos pela instituição, assim como proporcionar a comodidade em efetuar a matrícula/rematrícula on-line, por exemplo, são algumas iniciativas que podem ser utilizadas.

Para adentrar nessa temática, trouxemos, neste especial da Conversa com o Gestor, diretoras/es, gestoras/es e gerentes que responderam o seguinte questionamento: Quais são as estratégias que podem ser utilizadas pelos/as gestores/as escolares para os pais/responsáveis efetivarem matrículas e rematrículas?

Dalicária Alonso

“Para atrair novas famílias, a estratégia precisa permear todo o funil de marca. O investimento em digital é muito importante para que a instituição seja conhecida e vai além das redes sociais: ele deve passar por SEO, ads e outras formas de captura de leads. As indicações também são fundamentais para que haja a consideração pela escola, já que a reputação é um ponto primordial quando se trata de educação.

A instituição deve viabilizar visitas, para que as famílias conheçam a escola em funcionamento. Essa é uma etapa chave para a tomada de decisão. Já no caso da rematrícula, nenhuma estratégia se sobrepõe a um bom trabalho realizado ao longo do ano, tanto no quesito qualidade do ensino, quanto na comunicação constante e transparente com toda a comunidade escolar. No entanto, sair na frente dos concorrentes iniciando esse processo o quanto antes é excelente para a fidelização das famílias.”

Dalicária Alonso – Diretora Comercial da Escola Vereda

Fagner Vinícius

“Investir em uma boa estratégia de marketing é fundamental para atrair novos alunos e construir a identidade da escola. Com tantas opções disponíveis, entre os critérios de escolha, as famílias procuram por instituições de ensino que estejam alinhadas com os seus valores e suas crenças, então essas informações devem estar claras em todo o processo de captação de alunos e nos materiais de comunicação com os pais. 

Mas não para por aí, esse também é um momento de ouvir as famílias para entender o que elas esperam da escola e, assim, investir em tecnologias e soluções que atendam a essas expectativas. Esse é um cenário que muda de acordo com o perfil de cada instituição, mas é preciso ter em mente que inovação nunca é demais. 

Com a pandemia, vimos a importância de estar conectado e de oferecer ferramentas que ultrapassem as barreiras físicas da escola, sem falar em atividades que estejam em linha com o que é esperado dessa nova geração, como inglês fluente, noções de programação, robótica e habilidades socioemocionais. Esses são alguns pontos que devem ser revistos para que sua instituição se destaque em relação às concorrentes e que certamente serão fundamentais para aumentar o número de matrículas.”

Fagner Vinícius – Gerente de Marketing e Comunicação da International School

Gleison Gomes Pimentel

“Na Escola Champagnat, entendemos que para se ter sucesso no processo de matrículas e rematrículas é preciso, antes de tudo, realizar um bom atendimento, acompanhamento das aprendizagens, buscando pelo ensino de excelência e um clima organizacional favorável. E o mais importante: que nossos alunos, colaboradores e famílias sejam felizes conosco, vivendo assim, a experiência de uma educação de qualidade, que busca a melhoria constante de forma transparente, acolhedora, cuidadosa e aberta ao diálogo e ao alcance de todos.”

Gleison Gomes Pimentel – Diretor Geral da Escola Champagnat de Presidente Prudente (Grupo Marista)

Prof. Dr. Carlos Fernando Araújo Júnior

“O próximo ano será bastante diferenciado e com muitos desafios para a educação em todos os seus níveis: retorno das atividades presenciais nas escolas; para muitas escolas, o início do Novo Ensino Médio; e o esforço das escolas para estabelecerem o chamado ‘novo normal’. Os pais devem estar atentos na matrícula e na rematrícula de seus filhos considerando esse novo cenário. Assim, algumas perguntas importantes a serem respondidas pelas escolas e que os pais devem acompanhar:

Como será o critério de retorno para as atividades presenciais? A escola voltará para o ‘velho normal’ ou terá uma nova proposta para o ‘novo normal’? Entender como a escolha vai se organizar para esse novo momento, por exemplo, se terá atividades somente presenciais ou vai haver atividades híbridas? Quais serão essas atividades e qual será o papel dos pais no desenvolvimento destas atividades?

No caso do Novo Ensino Médio será muito importante que os pais avaliem como a escola pretende implantar, caso já não tenha feito, a proposta curricular. Como a escola pretende engajar os alunos para esta nova proposta? Quais são os objetivos educacionais desta nova proposta?

Observamos na pandemia uma grande evolução na atuação dos professores no uso de recursos digitais para engajar os estudantes, e entendemos que essa evolução não deve ser ‘perdida’ ou ‘esquecida’, mas sim que se incorpore nas atividades educativas em todos os níveis de educação. O acompanhamento dos pais, das propostas e os detalhes na jornada do seu filho na escola, será de grande importância para que tenhamos um novo momento na educação brasileira.”

Prof. Dr. Carlos Fernando Araújo Júnior – Diretor de Relações Nacionais da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)

Leticia Reina

“Ser uma escola que realmente promova a formação de novos leitores é um diferencial nas campanhas de matrícula e rematrícula. Isso porque toda aprendizagem e conhecimento passam exatamente pela leitura, que transforma a visão de mundo dos alunos. Por isso, é importante mostrar o engajamento da instituição em formar cidadãos críticos e preparados para o futuro.

Pesquisas apontam que a falta de investimento em melhorias e inovação está no top 3 de motivos que desagradam as famílias em relação às escolas. Logo, para reverter essa situação, as instituições de ensino podem contar com a tecnologia para inovar. Com a leitura, a escola promove uma série de competências importantes para o futuro dos estudantes. Os livros permitem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, da formação do senso crítico e da imaginação, além de melhorar a habilidade da fala e da escrita. Assim, trabalhar essa competência é investir na formação integral do aluno. A Árvore é uma edtech para colégios públicos e privados que oferece exatamente soluções de leitura digital, o que garante o engajamento dos estudantes e mostra o comprometimento da escola.”

Leticia Reina – Gestora Educacional da Árvore

Rogéria Sprone

“O momento da matrícula escolar é muito importante para os pais, filhos e familiares. A escola, além de ser responsável pela formação acadêmica do aluno, também é um local onde acontece boa parte da formação humana. Acreditamos que é de extrema importância educar com verdade bebês, crianças e jovens, construindo em sua alma uma trilha de valores que os guiará para toda a vida, nas soluções dos problemas do cotidiano. Aqui no Colégio Joseense, oferecemos e garantimos o melhor ensinamento aliado as melhores ferramentas para ampliar o desempenho dos alunos. Devido a flexibilidade de nossa proposta, é possível trabalhar melhor as diferenças e ritmos de aprendizagens, o que permite a pluralidade de alternativas e reserva a liberdade de adotarem o que julgar melhor em cada um deles, desde que os objetivos sejam atingidos.”

Rogéria Sprone – Diretora Pedagógica do Colégio Joseense

Jader Ramalho

“Diante das mudanças na forma de se relacionar com os pais, é muito importante que as escolas inovem e otimizem seus processos de gestão para continuar oferecendo serviços de qualidade.

Neste momento de preparação para o ano letivo 2022, é fundamental que as escolas viabilizem a realização de matrículas e rematrículas on-line. Oferecer essa comodidade significa ajudar a captar e reter alunos, agilizar o recebimento da receita, reduzir custos com a Secretaria e, como resultado, aumentar a competitividade no mercado.

Todos estes resultados podem ser atingidos através de um sistema de gestão que integra os diversos setores da escola evitando retrabalho e beneficiando os pais e responsáveis, com uma experiência de matrícula prática, ágil e segura.”

Jader Ramalho – CEO da Activesoft

Marcelo Barbosa Pinto

“O nosso ciclo de matrículas 2022 já começou e este é um momento de muito acolhimento do início ao fim. É sempre muito importante estar o mais próximo das famílias ao longo de todo o ano letivo, mas quando chegamos ao momento dos responsáveis realizarem as matrículas ou as rematrículas alguns passos são muito importantes. Para novos alunos que vão ingressar em nossas escolas, oportunizamos uma prova de bolsa que carinhosamente chamamos de Bolsão, a família ou os alunos podem acessar nosso site e realizarem suas inscrições. Após esse momento, a unidade selecionada irá entrar em contato e acolherá os candidatos e os responsáveis, orientando os próximos passos até o dia da prova.

No caso dos alunos de rematrículas, os responsáveis já receberam um kit de rematrícula com todas as informações necessárias a fim de realizarem o processo diretamente pelo Portal Eleva de forma on-line, o que traz facilidade e tranquilidade aos responsáveis nesse movimento de renovação. Além de todo esse movimento, nossas unidades estão sempre à disposição para atendimentos presenciais, atendimentos telefônicos e agendamentos on-line para novos alunos conhecerem um pouco mais de nossas unidades e ingressarem em uma jornada completa, com o acolhimento do início ao fim, escrevendo histórias de vitórias.”

Marcelo Barbosa Pinto – Professor e Diretor Regional de SP e MG do Elite Rede de Ensino

Cristine Soares

“O colégio Guaiaúna está investindo no encantamento dos estudantes, com uma reestruturação pedagógica e física para atraí-los ao retorno das aulas presenciais e engajá-los em um movimento inovador pós-pandemia.

Afinal, não dá para desconsiderar a experiência que vivemos nesse período, deixar de incorporar novas práticas, materiais didáticos, e posturas mais ativas. É hora de mudanças significativas em todo o ecossistema escolar e nós acreditamos muito nisso.”

Cristine Soares – Diretora Geral do Colégio Guaiaúna

Patrícia De Bonneval

“O que faz a família escolher o Lycée Pasteur é saber que aqui há uma preocupação com a construção do cidadão. As famílias buscam cada vez mais essa formação voltada ao ser humano e quando fica claro que, no colégio, a criança vai trilhar um caminho de autonomia, independência, construção do socioemocional, da segurança e da autoestima, além da aproximação com valores como solidariedade, empatia, tolerância, pensamento crítico, respeito com o outro, igualdade e laicidade, os pais já têm uma primeira visão do que fazemos aqui.

No Lycée, as crianças vão estudar e conviver com crianças de diferentes etnias e realidades sociais. Todos têm direito as mesmas chances. Isso é uma realidade aqui. Não só preparamos para o vestibular e estudos, preparamos para a vida, o que faz com as famílias vejam que visamos a construção humana em conjunto com a acadêmica. Outro diferencial do Lycée é que possuímos pedagógica francesa e ensino internacional, com grande foco em línguas, englobando o francês, português, inglês, espanhol e alemão.

Além disso, dentre as preocupações que temos na hora de mostrar o colégio e atender os pais e possíveis alunos, está o acolhimento como um processo personalizado e individual, para que possamos suprir as dúvidas e necessidades de cada família. E como estratégia, nunca deixamos uma família esperando, mesmo quem vem fora do período de matrículas, pode conhecer o colégio e ter todo o atendimento. Porém, o ideal é estar em período de aulas, para que possam ver como é o dia a dia da escola e conseguir visualizar seus filhos ali. Os filhos também são convidados a virem, para sentirem o espaço e vivenciar o acolhimento e cuidado que temos desde o primeiro contato.”

Patrícia De Bonneval – Responsável pela admissão de novos alunos no Grand Lycée Pasteur

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