fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Meninos e meninas aprendem de forma diferente?

 Matéria publicada na edição 103| Novembro 2014 – ver na edição online 

As estratégias de aprendizagem também devem levar em consideração o gênero dos alunos. Deixo claro que o assunto em questão está relacionado ao gênero (masculino ou feminino) e não a orientação sexual (heterossexual, homossexual ou bissexual).

Enquanto os homens caçavam, as mulheres cuidavam da prole, da alimentação e cuidados do grupo. Vem dessas tarefas dos nossos ancestrais boa parte das explicações sobre as diferenças comportamentais. Hoje já se sabe que os motivos vão além.

Um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia indica que as diferenças comportamentais e de personalidade ocorrem devido à orientação das sinapses*. O homem tem ênfase maior na conexão de neurônios entre o mesmo hemisfério cerebral. As mulheres, por sua vez, têm maior conectividade entre um hemisfério e outro.

Por essa razão, as habilidades cognitivas dos gêneros são diferentes: o homem tem mais facilidade em se orientar, lateralidade e medição, enquanto a mulher uma predisposição em possuir melhor memorização e sociabilização.

Os meninos e meninas serão ao longo da vida tratados por meio de códigos sociais e comportamentais preestabelecidos de acordo com o seu gênero. Meninos não usam rosa, não choram, não têm medo, não podem dançar e as meninas cuidam da casa, brincam de boneca e devem casar e ter filhos. Esta aprendizagem é constantemente feita pelos pais, familiares, amigos e educadores e, ao longo do tempo, se fixa no cérebro em formação.

O papel dos educadores é quebrar estes paradigmas e evitar o nascimento de pessoas preconceituosas. Comece esquecendo as regras e modelos institucionalizados.

Curiosidades
– As mulheres que tomam pílula anticoncepcional por muito tempo, têm um padrão de memória muito parecido com o do homem, que se lembra do evento principal e não observa os detalhes. Isto se deve a inibição dos hormônios sexuais progesterona e estrogênio, que previnem a gravidez e que também estão ligados à memória dos detalhes.  

– As mulheres enxergam mais cores que os homens. O cromosso X determina a quantidade de células fotorreceptoras, responsáveis pelo processamento das cores. Como as mulheres carregam dois cromossomos X e os homens apenas um, é natural que elas tenham mais facilidade para diferenciar cores.

 

– 20% do que respiramos é utilizado somente pelo cérebro. Existem em um sistema nervoso cerca de 100 milhões de neurônios que podem receber em uma fração de segundo até um bilhão de sinapses cada.

*Os neurônios se comunicam entre si através de impulsos elétricos e químicos conhecidos como sinapses que ocorrem nos espaços existentes entre os neurônios. Esses impulsos somente acontecem quando os neurônios e as células nervosas liberam substâncias químicas (neurotransmissores) específicas.

 
christian-rocha-coelhos
Christian Rocha Coelho é especialista em andragogia e diretor de planejamento da maior empresa de gestão, pesquisa e comunicação pedagógica do Brasil, a Rabbit Partnership.
Mais informações: (11) 3862.2905 / www.rabbitmkt.com.br / [email protected]

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados